Dia de todas as decisões no Tour de la Provence, com a chegada a Montagne de Lure a marcar a luta pela classificação geral. Luke Rowe, Alexis Gougeard, Romain Combaud, Nicolas Debeaumarché e Jonathan Couanon formaram a fuga do dia, escapada essa que esteve na frente praticamente 150 quilómetros, entrando, ainda, com 1 minuto de vantagem na longa subida final.



Combaud foi aquele que mais luta deu ao grupo dos favoritos, sendo apanhado a apenas 4,7 quilómetros do fim, depois de muito trabalho da Groupama-FDJ, TotalEnergies e Quick-Step. Tudo isto levou à aceleração da Arkea-Samsic e ao ataque de Nairo Quintana a 4400 metros do fim, ataque esse que apenas foi respondido por Julian Alaphilippe.

O ritmo de Quintana era incrível e, menos de um quilómetro depois, o campeão do Mundo cedia e o colombiano partia em solitário para a vitória. Num grande dia, Quintana foi abrindo espaço para os seus rivais e, no alto de Montagne de Lure festejou o triunfo não só na etapa mas também na geral do Tour de la Provence.



Mattias Skjelmose foi o melhor dos restantes, terminando a 37 segundos, o mesmo tempo de Matteo Jorgensen, depois de terem ultrapassado Ivan Sosa nos metros finais. Alaphilippe foi apenas 7º a 47 segundos, perdendo a possibilidade vencer a prova, mas aguentando o 2º lugar da geral, à frente de Skjelmose.

By admin