Após França, Espanha e Bélgica terem tido as primeiras provas do seu calendário, o início do mês de março deu pontapé de saída ao calendário italiana, com o tradicional Trofeo Laigueglia a ser disputado em torno desta região transalpina. Dia complicado, não só pela orografia, mas também devido às adversas condições atmosféricas.

As equipas da casa queriam mostrar serviço neste primeiro dia de competição e, numa fuga de 9 ciclistas, apenas Dimitri Peyskens não era italiano, destacando-se, também as presenças dos ProTeam Davide Baldaccini e Andrea Garosio. UAE Team Emirates, de Diego Ulissi e Alessandro Covi, e Intermarché-Circus, de Rui Costa, Lorenzo Rota e Biniam Girmay, foram as equipas que mais trabalhavam no pelotão.



Ainda com 69 quilómetros por disputar a fuga já estava alcançada e o circuito de Laigueglia teria ainda mais emoção. Na primeira passagem pelo Colla Micheri, a mais de 50 quilómetros do fim, Lorenzo Rota mostrou-se pela primeira vez e ainda conseguiu andar 15 quilómetros isolado, até ser apanhado por um pequeno grupo composto por Nans Peters, Romain Gregoire, Benoit Cosnefroy, Andrea Vendrame, Jefferson Cepeda, Alessandro Covi, Clement Champoussin e Ewen Costiou.

Não foi a subir que se fizeram diferenças, fizeram-se a descer. Arriscando mais nas estradas molhadas, Nans Peters tentou a sua sorte a 30 quilómetros do fim. O combativo francês chegou ao minuto de vantagem, perdia tempo a subir mas volta a ganhar nas descidas, e isso foi fundamental para se manter na frente e fazer um solo épico.



Atrás, Covi tentou de tudo na derradeira subida, reduziu o grupo, levando consigo apenas Gregoire, Cosnefroy e Cepeda mas já era muito tarde. Debaixo de muita chuva, Nans Peters conquistava a vitória e, mais de 40 segundos depois, depois de nova junção de grupos, Vendrame dava a dobradinha à AG2R Citroen vecendo o sprint à frente de Covi. Rui Costa e Ivo Oliveira não terminaram a prova.

By admin