Depois de um dia absolutamente frenético ontem, hoje a jornada foi bem mais calma, visto que desde cedo se formou uma fuga com Ilnur Zakarin, Toms Skujins, Fabien Grellier, Jerome Cousin, Kevin Reza, Quentin Pacher, Benoit Cosnefroy, Nans Peters, Soren Kragh Andersen, Carlos Verona, Ben Hermans, Neilson Powless e Michael Morkov. Sem grandes perigos para a geral, o pelotão decidiu ter uma etapa bem tranquila e chegou a dar 13 minutos aos fugitivos.
O Port de Balés mudou a situação de corrida e trouxe várias novidades. Na frente Jerome Cousin, que seguia isolado, foi alcançado e engolido pelo resto da fuga, acabaram por ser Nans Peters e Ilnur Zakarin os mais fortes nesta subida e a passarem na frente. No pelotão a Jumbo-Visma aumentou bastante o ritmo e Thibaut Pinot mostrou fragilidade, ficando para trás de forma definitiva (o francês vem sofrendo de problemas nas costas desde a 1ª etapa) e a diferença para a fuga diminuiu de 13 para 10 minutos.
Na descida seguinte Nans Peters deixou Ilnur Zakarin para trás, enquanto Diego Rosa caia e era forçado a abandonar o Tour. Chegou a hora do Peyresourde e a corrida animou no grupo dos favoritos, a Jumbo-Visma deu tudo, até colocou Tom Dumoulin a trabalhar, mas foi Tadej Pogacar a atacar, na primeira vez seguiu com Roglic e Quintana, na segunda vez arrancou sozinho e rapidamente ganhou vantagem.
Nans Peters coroou o Peyresourde na frente e apenas tinha de fazer uma descida conservadora para garantir o triunfo. O francês fez isso mesmo e garantiu a 2ª vitória da carreira, a primeira tinha sido no Giro no ano passado. Toms Skujins ganhou o sprint pelo 2º posto face a Carlos Verona.
Tadej Pogacar conseguiu manter na descida a vantagem conquistada a subir e ganhou cerca de 40 segundos à concorrência mais próxima. No quilómetro final Romain Bardet ainda tentou retirar a camisola amarela a Adam Yates, mas não o conseguiu e o britânico continua de amarelo. Para além de Thibaut Pinot (que ficou fora da luta de forma definitiva), também Bauke Mollema, Enric Mas, Sergio Higuita, Emanuel Buchmann, Richard Carapaz e Tom Dumoulin, entre outros, perderam algum tempo.