A Volta a França está cada vez mais perto e, para nós portugueses, a manhã de hoje ficou marcada pelo anúncio da convocatória da Movistar. Enric Mas é o esperado líder da equipa espanhola, ele que espera continuar a evoluir numa temporada que tem sido regular mas longe de ser fabulosa. 5º na Volta a Catalunha, 6º no Tour de Romandie e 7º na Volta a Suíça são os resultados de destaque para uma época onde Mas procura melhorar o seu resultado no Tour de France que data de 2020 quando foi 5º. Por norma, Mas costuma render mais nas Grandes Voltas, é esperar para ver.



Nelson Oliveira tem sido um dos fiéis gregários de Enric Mas e continuará a sê-lo no próximo Tour de France. Aos 35 anos, o experiente ciclista português volta a ser convocado para a Grande Boucle, prova que irá fazer pela 8ª vez na carreira. O ciclista natural de Anadia é uma das peças base da equipa espanhola, perfeito para proteger o seu líder em qualquer tipo de terreno, a experiência e polivalência de Nelson Oliveira é valorizada por todos.

Para a montanha, o apoio não é muito nem o melhor. Davide Formolo, Javier Romo e Gregor Muhlberger são os escolhidos para estar ao lado de Enric Mas quando a estrada inclinar, algo que, em teoria, não é o ideal. Romo tem tido uma temporada bastante regular, pode ser uma das boas surpresas desta edição. Não nos admirávamos que tanto Formolo como Muhlberger tivessem liberdade. Por falar em liberdade, Oier Lazkano e o recém-coroado campeão nacional de Espanha Alex Aranburu são ciclistas a ter muita atenção para as fugas das etapas de média montanha, ciclistas muito combativos e sem medo de atacar.



Por fim, Fernando Gaviria será o sprinter de serviço. Depois de um Giro d’Itália onde foi regular mas onde a vitória nunca esteve perto, o colombiano volta a ter a hipótese de estar presente numa Grande Volta. Será a segunda participação de Gaviria no Tour, depois da estreia em 2018. Sem nenhum apoio, Aranburu pode ser o único a ajudar, será complicado para o ciclista de 29 anos. De notar a ausência de Remi Cavagna, o francês que veio publicamente criticar a equipa na semana passada.

By admin