Dia bastante frio para o começo de mais uma Volta a la Comunitat Valenciana. Cedo Ibon Ruiz, Maxime Cam, Raffaele Radice, Stephen Bassett e Lennert Teugels formaram a fuga do dia, escapada essa que durou até aos 40 quilómetros finais, altura em que vários ataques foram acontecendo no pelotão.
Um grupo perigoso com nomes como Stefan Kung, Jonathan Lastra e Elie Gesbert, o que levou a Movistar a reagir e a aumentar o ritmo no pelotão. O grupo foi-se partindo e era cada menor. A 30 quilómetros do fim, a fuga que se tinha formada era apanhada pelo que restava do pelotão e, 10 quilómetros depois, acontecia o ataque de Miles Scotson.
O australiano usou a sua capacidade de contra-relogista, chegou a ter 1 minuto de vantagem e só uma queda numa rotunda a 4000 metros do fim fez reduzir um pouco a diferença. O corredor da Groupama-FDJ levou-se logo, continuou a pedalar e, pouco depois, estava a celebrar uma vitória muito saborosa e importante para a sua carreira.
A 29 segundos, chegava o pelotão, com John Degenkolb a ser 2º e Alan Riou 3º. Nesse grupo estavam os principais candidatos à geral, casos de Enric Mas, Jonathan Lastra, Elie Gesbert, Remy Rochas e o português Nelson Oliveira.