À partida para a Amstel Gold Race 2007 a expectativa era muita. Os últimos três vencedores, Frank Schleck, Danilo Di Luca e Davide Rebellin, estavam presentes, tal como o favorito da casa Michael Boogerd, o campeão do Mundo Paolo Bettini e Alejandro Valverde. Lista de luxo para a primeira das clássicas das Ardenas.
Uma corrida sem muito para contar até aos derradeiros 30 quilómetros, onde apenas se destaca a queda do vencedor do ano transato Frank Schleck, que demorou cerca de 10 quilómetros a recolar, perdendo bastante energia. Jens Voigt, Carlos Barredo e Steffen Wesemann tentaram a sua sorte mas tudo chegou junto ao Eyserbosweg.
Foi aí que começaram os ataques entre os favoritos, com Stefan Schumacher a abrir as hostilidades, levando Bettini e Boogerd. O trio recebeu a companhia de Davide Rebellin e Matthias Kessler. No grupo perseguidor, Joaquim Rodriguez tentava fazer a ponte mas não foi o espanhol a consegui-lo mas sim Danilo Di Luca, Alejandro Valverde e Fabian Wegmann. Estavam 7 elementos na frente, 3 deles da Gerolsteiner.
A colaboração foi fundamental para este grupo se manter distante dos restantes favoritos. Schumacher tentou uma primeira vez a 6 quilómetros da chegada e não foi longe. Este ataque foi um aquecer de motor para a 3000 metros do fim lançar a ofensiva decisiva. Na altura certa, o ciclista alemão escapou para o triunfo, aproveitando a hesitação no grupo de onde saía.
Na entrada do Cauberg, já bem dentro do quilómetro final, Schumacher tinha a vitória mais que garantia, conseguindo um triunfo que ninguém esperava, já que no dia anterior tinha caído na Volta ao País Basco, o que lhe valeu 12 pontos no joelho. A prova foi perfeita para a Gerolsteiner, com Davide Rebellin a terminar em 2º, à frente de Danilo di Luca.
Curiosamente, esta foi a última grande vitória de Stefan Schumacher no World Tour, na altura Pro Tour, somente aos 25 anos, ele que era um excelente contra-relogista, adaptando-se a provas de uma semana que tivessem alguma dureza. Nos últimos anos da sua carreira, chegou a fazer a Volta a Portugal.