Tal como nas edições de 2022 e 2023, Sant Feliu de Guíxols acolheu a partida e a chegada da primeira etapa da Volta a Catalunha. Etapa com alguma dificuldade, algo habitual na competição espanhola e com um final complicado, onde os sprinters e os puncheurs iriam batalhar pelo triunfo. Cerca de 20 quilómetros para se formar a fuga do dia, constituída por Alex Baudin, Simone Petilli, Kenny Elissonde, Adne Holter e Mikel Bizkarra. Na frente, Elissonde aproveitava para passar em primeiro as contagens de montanha, ao passo que a UAE Team Emirates marcava o ritmo de corrida no pelotão.
Fuga controlada de perto e, a 33 quilómetros do fim, já depois da primeira passagem pela meta, o pelotão estava compacto. Um sprint intermédio aparecia de seguida e, sem grande esforço, Egan Bernal e Tadej Pogacar bonificar 3 e 2 segundos respetivamente. Faltava, ainda, uma derradeira contagem de montanha, onde o ritmo foi bastante alto e serviu um dos ciclistas que podia estar na discussão da etapa, o francês Bryan Coquard. Mesmo assim, no Alto de Sant Grau, o pelotão era bastante grande e, dessa forma, a UAE Team Emirates continuou a forçar, agora na descida.
Entre descidas e pequenos topos, o pelotão comandado por Marc Soler e João Almeida dirigiu-se, muito rapidamente para o final da etapa. A aproximação era bastante técnica, e isso deixou o pelotão muito alongado. A Israel-Premier Tech apareceu na frente nesse momento e, mesmo antes da flamme rouge Nick Schultz tentou a sua sorte. Hesitação no pelotão e o australiano ganhou uma vantagem importante. Ainda faltava a subida final até à meta, só que no pelotão ninguém perseguia. Schultz começava a ficar sem forças, Pogacar arrancava a 300 metros do fim, parecia que ia ultrapassar o ciclista da Israel-Premier Tech mas … não o conseguiu!
Triunfo para Schultz, Pogacar foi 2º e quem viu de muito perto tudo isto foi Stephen Williams, companheiro de Schultz, que foi 3º. Pequeno corte de 2 segundos para o pelotão, onde Dorian Godon foi 4º. Com o triunfo, Schultz é o primeiro líder da Volta a Catalunha, com 2 segundos de vantagem para Pogacar.