Mais uma etapa neste Giro e mais um dia que se iniciou com abandonos, desta vez Samuele Battistella e Stefan de Bod a não estarem à partida. Início a todo o gás, com muitos ataques e contra-ataques, vários grupos bastante numerosos chegaram a estar na frente. Com cerca de 25 quilómetros percorridos houve tréguas no pelotão, os ataques tiveram o seu sucesso e, finalmente, formou-se a fuga do dia.
Primeiramente um grupo de 18, a quem mais estar se juntavam outros 10, para formar a gigante fuga do dia. 17 equipas representadas na frente, nenhum perigo para a geral, o cenário ideal para a fuga poder vingar. Entre os nomes presentes na frente, destaque para Bruno Armirail, Warren Barguil, Derek Gee, Toms Skujins, Stefano Oldani, Alessandro de Marchi, Nico Denz, Alberto Bettiol, Bauke Mollema, Davide Bais, Simon Clarke e Davide Ballerini.
Na subida do dia a chuva apareceu, a fuga foi aumentando a sua diferença e Davide Bais aproveitou para somar 40 pontos e regressar à liderança da montanha. Sem nenhuma preocupação, a fuga foi ganhando minutos atrás de minutos e numa altura em que a vantagem já era superior a 14 minutos, a 57 quilómetros do fim, os ataques começaram. Davide Ballerini, Stefano Oldani, Laurenz Rex e Toms Skujins formaram um grupo perigoso.
A vantagem nunca foi considerável, com Gaviria no grupo e 2 gregários, a Movistar trabalhava atrás só que não conseguia fechar o espaço. Foi só quando o grupo perseguidor se partiu é que a diferença voltou a diminuir. Na frente aceleravam e Rex cedia. Bettiol, Denz, Gee e Mayrhofer eram os mais fortes do grupo perseguidor e, aos poucos, recortavam a diferença até que à entrada do quilómetro final começou o pânico na frente.
Oldani arrancou de longe e isso permitiu que o grupo perseguidor chegasse a tempo. Quem aproveitou foi mesmo o grupo de trás e Nico Denz que, com um sprint forte, pedalou para mais uma vitória neste Giro, esta à frente de Gee e Bettiol. A diferença da fuga para o pelotão era enorme, Armirail podia ser novo líder, quando chegou a 53 segundos. O pelotão cruzou a meta a 21:11 e o francês da Groupama-FDJ conseguiu subir a liderança do Giro.