Peter Sagan celebra 31º aniversário com queda
Hoje é dia de aniversário para Peter Sagan! O tricampeão mundial de estrada prepara-se, a largos passos, para o início de mais uma temporada e, nem num dia especial deixou de realizar um longo treino (cerca de 6 horas). O corredor da Bora-Hansgrohe publicou uma mensagem nas suas redes sociais a agradecer por todas as mensagens de parabéns e acabou por contar que “também tive alguns arranhões, mas ainda estou vivo. Para ser honesto, não sei se devo considerar isso um presente de aniversário”.
Em tom de brincadeira, Sagan afirmou que “certamente não vou esquecer este dia tão cedo”. Algumas horas depois, publicou uma outra foto, desta vez com o seu irmão Juraj a cuidar das suas feridas referindo que não era nada demais. De relembrar que Peter Sagan irá começar a temporada de 2021 no fim-de-semana de abertura de clássicas, a 27 e 28 de fevereiro, com a Omloop Het Nieuwsblad e a Kuurne-Brussels-Kuurne.
UAE Tour revela percurso e primeiros grandes nomes
O UAE Tour será a primeira prova World Tour a ir para a estrada, de 21 a 27 de Fevereiro. No meio de vários adiamentos e cancelamentos de corridas nos últimos dias, esta prova parece sólida no calendário devido ao ponto de situação da pandemia naquele território. Hoje foram apresentadas as 7 etapas da competição.
UAE TOUR (February 21-27) | #UAETour pic.twitter.com/2rAFblxMZ0
— ammattipyöräily (@ammattipyoraily) January 27, 2021
Mantém-se a base da prova, 2 chegadas em alto, desta vez repete-se o cenário de 2019, com Jebel Hafeet e Jebel Jais. São 2 subidas bem distintas, a primeira tem cerca de 10 quilómetros, a segunda cerca de 20 quilómetros. Em 2019 ganharam Alejandro Valverde e Primoz Roglic, respectivamente. Em 2019 a corrida teve um contra-relógio colectivo, em 2020 não estava previsto nenhum contra-relógio e em 2021 haverá um contra-relógio individual de 13 quilómetros. Pela primeira vez na corrida não haverá a habitual chegada ao muro de Hatta Dam.
Está previsto a prova ter um pelotão de luxo, como já é habitual, para as chegadas ao sprint estarão Caleb Ewan, Pascal Ackermann, Elia Viviani ou Fernando Gaviria. Para discutir a geral há nomes como Rafal Majka, Tadej Pogacar, Chris Froome, Adam Yates, Sergio Higuita, Jack Haig, Wout Poels ou Alexey Lutsenko. Também está prevista a presença de Ruben Guerreiro.
Mundiais de Ciclocrosse com 2 presenças notáveis
Zdenek Stybar e Heinrich Haussler vão ser 2 presenças notáveis no campeonato do Mundo de ciclocrosse. Se a participação de Zdenek Stybar não surpreende muito, afinal de contas o checo até já foi, por 3 vezes, campeão do Mundo desta especialidade, já Haussler é uma agradável surpresa. O alemão, naturalizado australiano descobriu o ciclocrosse recentemente, em 2019. A partir daí tem participado em algumas corridas da Taça do Mundo, sempre com resultados discretos, mas encontra nesta vertente uma boa forma de se divertir e de apurar a sua forma para a temporada de estrada.
O melhor que conseguiu até agora foi o 47º posto numa das rondas da Taça do Mundo. Em declarações ao CyclingNews revelou que a prática do ciclocrosse o beneficiou no início da época de estrada em 2020, sentindo-se com muito mais poder nas pernas (realmente esteve em grande destaque no Saudi Tour). No entanto, as expectativas são baixas, e com razão, visto que vai para a prova praticamente sozinho e sem uma estrutura de apoio. “Se acabar a prova sem o Mathieu van der Poel me dar 1 volta de avanço, vão ser uns Mundiais bons para mim”, relevou Haussler.