O vírus apanhou Tadej Pogacar e várias outras equipas, que têm vindo a fazer mudanças repentinas no calendário
O vencedor da Volta a França, Tadej Pogacar, teve um contratempo neste início de temporada, após ter contraído covid-19. O ciclista cumpriu o período de isolamento e pode agora regressar aos treinos, continuando a sua preparação para a sua estreia no UAE Tour, prova de grande importância para os seus patrocinadores e que ganhou no ano transato. O corredor esloveno teve sintomas ligeiros e encontra-se, agora, a treinar na sua zona de residência, no Monaco, depois de ter realizado um estágio com a equipa, em janeiro, no sul de Espanha.
O vírus continua presente e a estragar os planos a muitas equipas e corredores, um exemplo disso mesmo é o dinamarquês Kasper Asgreen. O corredor constava na lista provisória da sua equipa, Quick-Step Alpha Vinyl, para correr o Tour de la Provence, mas não irá poder alinhar, devido a um teste positivo. Houve equipas inteiras a abandonar em algumas provas recentes e, no Tour da Antalya, na Turquia, a Sport Vlaanderen Baloise também não irá partir, após dois testes positivos. Já no Tour de Omã, ficámos também a saber que a equipa francesa B&B Hotels-KTM também irá ficar de fora pela mesma situação.
Filippo Ganna com grandes objetivos para 2022
Depois da vitória de domingo, no contrarrelógio da Etoile de Bessèges, o campeão do mundo Filippo Ganna revelou que irá tentar, possivelmente, bater o recorde da hora em 2022. Para além disso, já havia mencionado que pretende correr o primeiro monumento do ano, Milan-Sanremo, ainda o emblemático Paris-Roubaix e tentar envergar a camisola amarela no Tour.
“Tenho fome de corridas, é tudo o que quero fazer”. “Foi bom ter ganho o contrarrelógio, precisávamos disso, pois temos tido muito azar, depois do que aconteceu com as quedas de Carapaz e Egan Bernal. Por acaso, acabei por andar melhor na última subida do contrarrelógio do que na parte mais plana. Isso é bom, porque vamos enfrentar muitas subidas ao longo do ano e muito contrarrelógio”, referiu o ciclista da Ineos.
Mark Padun está farto das falsas acusações
O ciclista ucraniano Mark Padun diz estar farto das falsas acusações a que tem sido sujeito, sobre um possível envolvimento com doping e sobre o seu bom rendimento súbito, desde o último verão. De recordar que a sua ex-equipa, a Bahrain-Victorious, foi alvo de uma vistoria policial durante o Tour. As suspeitas começaram depois das suas exibições incríveis na época passada e continuaram após ter ficado de fora do Tour e após ter saído um ano mais cedo do que o previsto. “Em primeiro lugar, não sou batoteiro, e, além disso, tenho conquistado resultados ano após ano”, referiu o atual ciclista da EF Education-EasyPost. “É muito desagradável, repugnante até. Retiram a alegria das minhas vitórias, mesmo que, algumas semanas depois do Dauphiné, ao ter falado com as pessoas mais próximas de mim, eu tenha dito a mim mesmo ‘está tudo bem, faz parte do ofício’.”
O corredor mencionou ainda os melhores resultados obtidos no escalão sub-23, ” estes resultados provam que não apareci do nada”.
Percurso do Critérium do Dauphiné 2022
O percurso do Critérium du Dauphiné foi divulgado, apesar de só ser oficializado e apresentado na próxima quinta-feira. A prova será realizada de 5 a 12 de junho, haverá espaço para três chegadas em alto, três a quatro chances para os homens mais rápidos, dependendo das circunstâncias de corrida, e um contrarrelógio individual ao quarto dia de prova, com 32 quilómetros planos para fazerem diferenças significativas. Uma edição que tem mais etapas para sprinters do que o habitual, com duas etapas finais de montanha, mas ambas com menos de 140 quilómetros para percorrer.
CRITERIUM DU DAUPHINE (June 5-12) | #Dauphine
Source: @LeGruppetto forum pic.twitter.com/SaNJmq4O2A
— ammattipyöräily (@ammattipyoraily) February 8, 2022
Outras notícias
De salientar ainda a renovação de Rein Taaramae com a equipa Intermarché-Wanty Gobert. E, uma curiosidade, após o abandono de Petr Vakoc do ciclismo de estrada, o atleta ingressou noutra vertente da modalidade, o BTT-XCM.