Foi a 12 de Agosto que a UCI foi informada pela organização do Campeonatos do Mundo de Aigle-Martigny que os mesmos não poderiam ser disputados naquela região da Suíça devido às restrições impostas pelo governo helvético. Logo nesse dia, a organização máxima do ciclismo mundial emitiu um comunicado revelando que iria fazer de tudo para encontrar uma solução até ao início de mês de Setembro.
Muitos eram os rumores, com França e Itália a serem as principais opções aos novos Mundiais de 2020. Se em França a opção era única, com um final na La Planche des Belles Filles, em Itália as opções eram mais (Abruzzes, Toscana, Varese e Emilia-Romagna).
A confirmação por parte da UCI chegou há poucos minutos, anunciando que os Campeonatos do Mundo de 2020 serão realizados na região transalpina de Emilia-Romagna, mais concretamente na cidade de Imola.
Num ano excecional, estas provas também não vão fugir à regra, uma vez que apenas os elites masculinos e femininos verão as suas provas ir para a estrada, entre os dias 24 e 27 de Setembro, deixando de fora tanto as categorias de sub-23 com de juniores.
Do percurso ainda não se sabe muito em concreto, no entanto a UCI anunciou que a partida e a chegada serão no circuito de automobilismo de Imola. A prova de fundo masculina terá um total de 259,2 kms, com praticamente 5000 metros de desnível acumulado positivo, com a prova feminina a ter 144 quilómetros e 2750 metros de desnível acumulado positivo. O circuito a ser percorrido por 9 vezes pelo homens e 5 pelas mulheres terá um total de 28,8 quilómetros e duas subidas (3 kms no total com pendentes médias de 10%).
Por fim, as provas de contra-relógio, as primeiras a ir para a estrada serão praticamente planos, perfeitos para os puros especialistas, num percurso que terá um total de 32 quilómetros.
Programa dos Campeonatos do Mundo 2020:
- Quinta-feira, 24 de Setembro: Prova de contra-relógio de elites femininas
- Sexta-feira, 25 de Setembro: Prova de contra-relógio de elites masculinos
- Sábado, 26 de Setembro: Prova de estrada de elites femininas
- Domingo, 27 de Setembro: Prova de estrada de elites masculinos