Os nossos leitores decidiram e elegeram Sonny Colbrelli como o ciclista surpresa de 2021. Num total de 274 votos (obrigado pela participação) o italiano da Bahrain-Victorious recebeu 132 votos, contra os 105 de Mark Cavendish e 15 de Ben O’Connor, naquela que foi a votação mais renhida até agora.
Sonny Colbrelli sempre foi um ciclista regular no entanto não era ganhador, estava sempre entre os melhores mas faltava sempre uma pontinha de sorte para vencer grandes corridas. Tudo mudou em 2021! Aos 31 anos, Colbrelli teve o melhor ano da sua carreira, transformando-se em mais do que um sprinter. Está feito um especialista de clássicas e passa cada vez melhor a média e alta montanha.
O título de campeão italiano já era um feito incrível, para trás já tinha ganho no Dauphiné e na Romandia, para além de ter sido 4º na Gent-Wevelgem e 8º na Milano-Sanremo, só que o melhor ainda estava para vir. No Tour de France esteve na luta pela camisola verde, e por incrível que pareça conseguiu melhores resultados em etapas de montanha do que nas chegadas ao sprint!
Saiu em grande forma e aproveitou isso no Benelux Tour que venceu de forma categórica, com exibições monstruosas nas etapas mais duras. Seguiu-se um impressionante título europeu conquistado em Trento (Itália), o que o fazia como um dos favoritos à camisola do arco-íris. Isso não aconteceu, foi “apenas” 10º, só que o gás no tanque de Colbrelli ainda não tinha terminado e o transalpino iria vencer, na semana seguinte, a épica Paris-Roubaix, com uma exibição que será, para sempre recordada.
O estatuto agora é outro e o céu é o limite para Sonny Colbrelli. Para 2022, será muito mais marcado nas clássicas do empedrado e de asfalto, provas onde estará, certamente, na luta, se mantiver o nível desta temporada. Quanto às Grandes Voltas, apesar de ainda não ser oficial, é provável que Colbrelli esteja presente no Giro d’Itália e no Tour de France.