A UCI publicou há poucos dias o calendário provisório do World Tour para 2020, a começar dia 1 de Agosto. É normal que o planeamento ainda não esteja a 100% no que toca às equipas, é preciso ver que objectivos terão os principais ciclistas, principalmente com a novidade do Giro coincidir com muitas das principais clássicas.
Alejandro Valverde obviamente terá prioridade na escolha dentro da Movistar e o veterano espanhol aproveitou um programa emitido ontem na Eurosport Espanha para divulgar grande parte da sua agenda. A primeira prova do calendário é a Strade Bianche, seguida da Milano-SanRemo.
Como esperado, o campeão do Mundo de 2018 fará Tour e Vuelta, sendo que pelo meio participará nos Mundiais e nas clássicas das Ardenas (pelo menos Fleche e Liége). A participação de Valverde no Giro di Lombardia está dependente de uma mudança de data desta prova, para junto da Strade Bianche e do Giro di Lombardia.
Desta forma, e ainda possivelmente faltando uma ou outra corrida do circuito europeu, o calendário de Alejandro Valverde é:
1 de Agosto – Strade Bianche
8 de Agosto – Milano-Sanremo
29 de Agosto e 20 de Setembro – Tour de France
27 de Setembro – Mundiais
30 de Setembro – Fleche Wallonne
4 de Outubro – Liege-Bastogne-Liege
20 de Outubro a 8 de Novembro – Vuelta