Se a temporada internacional está a poucos dias do seu começo, a temporada portuguesa está a praticamente um mês de distância das suas primeiras pedaladas oficiais. Como sempre, a Prova de Abertura será o tiro de partida do calendário nacional, competição que marcará os últimos ajustes antes da Volta ao Algarve. A clássica terá lugar no dia 13 de Fevereiro, na região de Aveiro, seguindo-se a “Algarvia” entre 16 e 20 do mesmo mês.
Março será marcado pela 39ª edição da Volta ao Alentejo (16 a 20 de março), no entanto todos os fim-de-semana haverá ciclismo. No dia 6 de março, o pelotão desloca-se até à Povoa de Varzim, para a Clássica da Primavera, e, na semana seguinte, no dia 13, é tempo para a Clássica da Arrábida, esta uma prova internacional de categoria 1.2. O mês termina com a Clássica Aldeias do Xisto, no dia 27, segunda prova pontuável para a Taça de Portugal, depois da Prova de Abertura.
Em abril, a competição não será tanta, pelo menos em solo nacional. A Clássica de Viana do Castelo disputa-se no dia 3 e, já no final do mês, sairá para a estrada o Troféu O Jogo, este ano com 4 dias de competição, mais um que na temporada transata. Por tradição, as equipas lusas aproveitam este mês para se deslocar até Espanha, realizando diversas competições no país vizinho.
O Memorial Bruno Neves e a Volta a Albergaria marcarão o fim-de-semana de 14 e 15 de maio, sendo que no final do mês o pelotão terá pela frente o GP Douro Internacional (23-29), mais uma prova que vê a sua duração aumentar, passando de 5 para 7 dias. Junho será de muita competição, com o GP Abimota entre 9 e 12 desse mês, os Campeonatos Nacionais entre 24 e 26, e o Troféu Joaquim Agostinho, entre 30 de junho e 3 de julho. De realçar que o GP Torres Vedras volta ao seu formato habitual de 4 dias.
Julho servirá para os últimos ajustes antes da Volta a Portugal, com a disputa de 3 clássicas: Clássica Ribeiro da Silva (dia 16), GP Anicolor (dia 24) e GP Mortágua-Pedro Silva (dia 31). A 83ª Volta a Portugal arranca dia 4 de agosto, estendendo-se até ao dia 15. Logo após a Grandíssima é tempo para os tradicionais circuitos. Entre 20 e 22 desse mês, os corredores estarão presentes no Circuito S. Bernardo – Alcobaça, Circuito da Malveira, Circuito da Moita e Circuito de Nafarros.
Depois de ter mudado de data na temporada passada e do sucesso que foi, o Grande Prémio Jornal de Notícias voltará a marcar presença na última semana de agosto/primeira semana de setembro. 7 importantes dias de competição, numa prestigiante competição, o que servirá para manter o nível competitivo dos ciclistas do pelotão nacional. Como sempre, a temporada encerrará com o Festival de Pista de Tavira, a 5 de Outubro.
Foto: João Fonseca