Após a primeira edição em 2022, O Gran Camiño é uma prova que tem vindo a crescer no calendário internacional. Disputada no final do mês de fevereiro, tem servido de preparação para as principais provas por etapas do World Tour dos ciclistas mais importantes do pelotão internacional, casos dos vencedores Alejandro Valverde (2022) e Jonas Vingegaard (2023 e 2024). Para 2025, as novidades são diversas. Para começar, a competição terá um total de 5 etapas, mais uma que nas edições anteriores, indo para a estrada entre 26 de fevereiro e 2 de março.



Ora, esta etapa “extra” tem a outra grande novidade. Conforme confirmado ontem pela organização da competição galega, a edição de 2025 do Gran Camiño terá início em Portugal, com uma etapa totalmente disputada em solo nacional. Ezequiel Mosquera, antigo ciclista e membro da organização, afirmou que “cruzar a fronteira fortalece as relações que temos com Portugal e com os caminhos portugueses (numa clara referência aos Caminho de Santiago). Também queremos aproveitar do país que, tradicionalmente, tem sido a casa para muitos ciclistas galegos”. Aproveitando estas declarações, é expectável que pelotão percorra estradas no Norte de Portugal, ficando perto da fronteira com Espanha na região da Galiza.

Em 2024, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, Sabgal/Anicolor, APHotels & Resorts/Tavira/SC Farense e Efapel Cycling estiveram presentes pelo que, numa edição que começa em Portugal é expectável que voltem a repetir presença, talvez com mais equipas Continentais nacionais. Fevereiro será um mês com 3 competições internacionais do calendário UCI em Portugal pois, para além do Gran Camiño, estão marcadas a Figueira Champions Classic e a Volta ao Algarve.

By admin