Uma das equipas que mais promete mexer de 2020 para 2021 é a Ag2r la Mondiale. Existe claramente uma mudança de paradigma com a iminente saída de Romain Bardet, possivelmente para a Team Sunweb, o que seria sem dúvida uma transferência “fora da caixa”.
Essa saída de Bardet permitirá alterar vários aspectos. Primeiro a equipa deixa de ficar tão amarrada a um líder nas Grandes Voltas, o foco seria sempre levar o francês nas melhores condições, seja nas etapas planas, seja na montanha. Segundo, permitirá uma folga orçamental/salarial muito grande, o que dá liberdade à Ag2r para escolher se vai à procura de um substituto directo ou de uma alternativa diferente.
Para além disto, o L’Equipe também reportou nos últimos dias que Pierre Latour também está de saída da Ag2r La Mondiale, trocando para o equipamento da Team Total Direct Energie. O jovem de 26 anos que foi 13º no Tour em 2018 tem sido vários problemas com lesões e não se tem conseguido afirmar como se esperava. Caso Bardet e Latour saiam, a Ag2r fica literalmente sem um líder para as Grandes Voltas (Frank, Gallopin, Vuillermoz ou Geniez têm qualidade, mas não ao ponto de desempenhar este papel).
E é aí que entra o grande rumor dos últimos dias. Greg van Avermaet pode estar a caminho da Ag2r La Mondiale e assim juntar-se ao grande amigo Oliver Naesen, o que significaria uma dupla verdadeiramente temível nas clássicas. Para além disso a formação gaulesa já tem uma boa base para essas provas, com Clement Venturini, Stijn Vandenbergh, Alexis Gougeard e Silvan Dillier.
A confirmar-se seria a aposta clara da Ag2r La Mondiale nas clássicas, passando a atacar as Grandes Voltas com o claro pensamento de vitórias em etapa. Existe muita confiança na evolução de Benoit Cosnefroy, Nans Peters e Aurelien Paret-Peintre (todos entre os 24 e os 26 anos) de modo a suportar esta aposta diferente.
O rumor foi lançado ontem pelo L’Equipe e está dependente financeiramente de alguns aspectos. Bardet e Latour terão de sair para abrir a folga orçamental necessária, já que Greg van Avermaet está longe de ser qualquer um. A CCC está a passar algumas dificuldades financeiras e se não encontrar garantias rapidamente o mais provável é que as suas estrelas comecem a procurar alternativas. E para completar o ramalhete, fala-se também que a Ag2r La Mondiale irá correr com bicicletas BMC a partir de 2021, uma marca que Greg van Avermaet bem conhece.