A primeira etapa da Volta a Polónia terminou da pior maneira possível para Fabio Jakobsen. O campeão holandês foi encostado às barreiras por Dylan Groenewegen e, depois, foi catapultado para fora da estrada, batendo em cheio nas barreiras e num membro da organização que estava ao pé da linha de meta.



Logo aí se viu que o cenário estava longe de ser o melhor, com o ciclista da Deceuninck-QuickStep a sair muito mal tratado. Jakobsen foi logo assistido pelo staff médico da organização, tendo sido, depois, transportado para o hospital local de Katowice. Numa primeira impressão, o médico disse aos jornalistas que “as lesões são muito graves e está em situação de risco de vida. O ciclista sofreu lesões sérias na cabeça e nas vias respiratórias superiores (peito), tendo perdido muito sangue”.

As notícias não eram animadoras no entanto a TVP Sport anunciou, já pela noite, e com base no diretor do hospital em questão, que os exames médicos realizados indicam que Jakobsen não sofreu lesões no cérebro nem na espinha dorsal. Como a sua condição é bastante complicada, o holandês foi colocado em coma induzido.



As próximas horas são cruciais para avaliar o estado de saúde de Fabio Jakobsen, sendo que é de esperar novidades amanhã, dia em que, ao que tudo indica, vai ser submetido a diversas cirurgias na parte facial do crânio, o que requererá médicos especializados em cirurgias orais e maxilofaciais, bem como em cirurgias plásticas.

Há bem pouco tempo, foi a vez da sua equipa, a Deceuninck-QuickStep emitir um curto comunicado, confirmando todos os relatos revelados pelos media polacos: “A situação de Fabio Jakobsen é grave, mas no momento está estável. Os testes de diagnóstico não revelaram lesões cerebrais ou espinhais, mas devido à gravidade de suas múltiplas lesões, ele ainda é mantido em estado de coma e deve permanecer monitorizado de perto nos dias seguintes no Wojewódzki Szpital em Katowice. Informações adicionais serão disponibilizadas no decorrer das próximas horas. Enquanto isso, gostaríamos de agradecer o apoio comovente de todos.”



By admin