A Volta a Bélgica de 2019 vai ficar para sempre na memória de muitos! Foi nesta prova que o super-talento Remco Evenepoel conseguiu a sua primeira vitória enquanto profissional, bem como vencer a sua primeira classificação geral! Um fenómeno de apenas 19 anos!
A expectativa era muita à partida para a prova, depois da grande exibição que Evenepoel fez na Hammer Series, onde venceu a Climbing Race. O ciclista da Deceuninck-QuickStep apareceu logo ao segundo dia, atacando com Victor Campenaerts, deixando o belga para trás e chegando isolado com 42 segundos de avanço para o pelotão, naquela que não era a etapa mais dura da Volta a Bélgica, conquistando o primeiro triunfo da carreira.
No dia seguinte, contra-relógio e Evenepoel foi quarto, defendendo-se muito bem, conservando a liderança da geral antes da etapa rainha. Mesmo não precisando, o belga continuou a espalhar magia. Num terreno parecido ao das clássicas das Ardenas apenas um surpreendente Victor Campenaerts e Andreas Kron seguiram Evenepoel que mostrou, mais uma vez, estar numa forma impressionante. No final da etapa ganha por Campenaerts foi 3º, suficiente para manter a camisola azul, símbolo da liderança na Volta a Bélgica.
Hoje tinha tudo para ser um dia calmo e só a 500 metros do fim é que uma queda veio estragar o final de corrida a Remco Evenepoel e à maioria dos ciclistas. Bryan Coquard conseguiu o triunfo, num pelotão dizimado pela queda. Evenepoel chegou mais de 2 minutos e meio depois, sozinho, sem qualquer lesão, celebrando o triunfo! Talvez o destino quisesse este fim de prova para Evenepoel ter uma consagração mais “especial” na sua primeira grande vitória da carreira.