Quando Tom Dumoulin anunciou a 22 de Janeiro que iria fazer uma pausa na sua carreira de ciclismo profissional muitos temeram que fosse o final da sua brilhante carreira e que Dumoulin nunca mais voltasse às estradas, um ciclista que brilhou muito alto na Team Sunweb e que estava agora na Jumbo-Visma No entanto hoje o Wielerflits, órgão de comunicação social holandês avança que a informação que Tom Dumoulin irá já regressar nas próximas semanas, a 6 de Junho, na Volta a Suíça!
Esta informação foi confirmada por várias fontes ao Wielerflits e o holandês de 30 anos prepara-se para fazer o seu regresso à competição, depois de nas últimas semanas ter dado indicações disso. Depois da Volta a Suíça seguem-se os Campeonatos Nacionais, como forma de preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, nomeadamente a prova de contra-relógio. De recordar que Tom Dumoulin fez esta pausa para decidir quais os próximos passos na sua vida.
Entretanto a equipa já confirmou esta informação e o regresso será mesmo na Volta a Suíça, para 8 etapas de bastante dureza.
Ontem à tarde a União Ciclista Internacional (UCI) emitiu um comunicado onde anuncia que o Comité Disciplinar decidiu aplicar uma suspensão de 2 meses a Nacer Bouhanni pelo que aconteceu no Cholet – Pays de Loire, no dia 28 de Março. Esta suspensão é retroactiva, começa a 8 de Abril, e portanto, acaba a 8 de Junho.
O polémico ciclista francês, também conhecido por algumas manobras menos correctas em sprints, fechou a trajectória a Jake Stewart, encostando o britânico contra as baias. Felizmente não houve consequências graves nem algum acidente, mas porque Stewart conseguiu evitar a queda. A prova foi ganha por Elia Viviani e Bouhanni viria a ser desqualificado. Esta será uma das primeiras suspensões, senão a primeira suspensão aplicada pela UCI a um ciclista por uma mudança de trajectória que não causou uma queda.
O final de etapa do Giro ontem foi verdadeiramente caótico. Houve várias quedas nos últimos quilómetros, provocando, pelo menos, 3 abandonos. No meio de todo o caos (talvez a UCI quisesse reflectir na perigosidade deste final punindo as organizações da prova também) até houve acidentes de carro. O carro de apoio da Team Qhubeka Assos ficou neste estado após chocar com um poste para evitar um acidente maior. Pelos relatos estão, felizmente, todos bem. (Fonte: Facebook Ciclignorante).
O relatório da enfermaria da Volta a Itália é bem grande e o pelotão hoje é mais pequeno devido a alguns abandonos. O estado de Mikel Landa era tal que o basco não concluiu a tirada e foi logo levado de ambulância para o hospital, o diagnóstico foi de costelas fracturadas e clavícula partida. Pavel Sivakov, o principal escudeiro de Egan Bernal na montanha, não irá começar a 6ª etapa. Os sinais ontem não eram bons, Sivakov foi levado para o hospital depois da jornada e confirmaram-se as lesões no ombro. Também Francois Bidard, da Ag2r Citroen, não vai alinhar hoje, depois de fracturar a clavícula na mesma queda onde Landa e Dombrowski estiveram envolvidos.
De referir que, segundo as últimas informações que circulam, o Giro irá também perder o actual líder da classificação da montanha e 2º na geral antes da etapa de ontem, Joe Dombrowski. (Actualização às 9h40, a UAE Team Emirates confirma também o abandono de Joe Dombrowski, após a realização de vários exames foi diagnosticada uma concussão ao norte-americano).