A etapa de hoje do Tour de France começou com um protesto por parte de todo o pelotão, primeiro 1 minuto de paragem seguido de 10 quilómetros a ritmo bastante lento. Passada essa fase tivemos a corrida lançada com Brent van Moer e Pierre-Luc Perichon a formarem a fuga do dia.
Este duo nunca teve mais de 2 minutos de vantagem para o grande grupo, onde Deceuninck-QuickStep, Alpecin-Fenix e Groupama-FDJ trabalhavam. Até aos quilómetros finais, o único ponto de interesse foi o sprint intermédio em Vitré, a menos de 40 quilómetros do fim, onde Mark Cavendish foi o primeiro do pelotão.
A 14 quilómetros do fim, Van Moer deixou Perichon para trás, aumentou a vantagem para o pelotão, chegou a ter 1 minuto de vantagem e a ameaçar a vitória dos sprinters. Os alarmes soaram já nos quilómetros finais, várias equipas chegaram-se à frente mas só foi dentro dos 200 metros finais que o belga da Lotto Soudal foi apanhado.
Atrás, os sprinters vinham a alta velocidade, com Tim Merlier a fazer o lançamento para Jasper Philipsen. O belga está forte mas na sua roda e com uns 75 metros finais impressionantes, Mark Cavendish saltou para a frente e conquistou a 31ª vitória da carreira no Tour! Triunfo emocional para o “Missíl da Ilha de Man”, com Nacer Bouhanni a terminar em 2º e Philipsen em 3º. Dia tranquilo na geral, sem perdas de tempo, com Mathieu van der Poel a manter a liderança.