Depois de semanas de especulação, a formação britânica confirmou há minutos em comunicado o que já se pensava, Chris Froome não correrá em 2021 na Team Ineos.

Aos 35 anos Chris Froome sofreu um grave acidente no Criterium du Dauphine, quando fazia o reconhecimento do contra-relógio. Não correu mais em 2019 e ainda está a recuperar desse acidente e das sequelas. Em 2020 competiu no UAE Tour, concluir a prova já foi uma vitória tendo em conta o contexto.



Semanas depois do acidente viu Egan Bernal vencer o Tour diante de Geraint Thomas, e tendo em conta toda a situação, desceu na hierarquia interna da Team Ineos, conhecida pelas regras inflexíveis e pela racionalidade. A partir do momento em que a descida na hierarquia foi evidente começaram os rumores de saída, que agora se confirmam.

Segundo Dave Brailsford, este anúncio que ocorre mais cedo do normal foi para parar com a especulação e para permitir à Team Ineos e a Chris Froome se focarem no Tour. “O Chris é um grande campeão e partilhámos grandes momentos, mas acredito que esta é a decisão certa para ele e para a equipa. Dado tudo o que conquistou, o Chris quer um papel de líder isolado no próximo capítulo da sua carreira e nós não conseguíamos garantir-lhe tal coisa aqui.”



Chris Froome conquistou 7 Grandes Voltas ao serviço da Team Sky/Ineos, o Tour em 2013, 2015, 2016 e 2017, o Giro em 2018 e a Vuelta em 2011 e 2017 e deixou um legado e uma marca enorme nesta equipa. “Foi uma década incrível com a equipa, alcançámos muito juntos. Estou entusiasmado pelos novos desafios e pela nova fase da minha carreira, mas entretanto o meu foco é tentar ganhar um 5º Tour com a Ineos”, disse o britânico de 35 anos no comunicado.

Entretanto, e tal como tem vindo a ser falado, o Cyclingnews também reforçou hoje o rumor que o destino de Froome é a Israel Start Up Nation num contrato de vários anos. É uma equipa com muito poder financeiro e das poucas capazes de oferecer estas condições a Froome. Não deixa de ser uma aposta de risco, o britânico de origem queniana já tem 35 anos e nada garante que volte à sua melhor forma depois do grave acidente que sofreu.



By admin