O inevitável aconteceu. A organização da Tirreno-Adriatico e da Milano-SanRemo anunciou há minutos que estas 2 corridas estão canceladas por agora devido à falta de autorizações por parte das autoridades italianas.
Recorde-se que o Governo italiano decretou que todos os eventos desportivos fossem cancelados no mês de Março, mês precisamente onde iriam decorrer estes 2 eventos. A RCS Sport pediu à União Ciclista Internacional que estes eventos se realizassem noutra data e já se fala em Outubro como data possível. Também cancelado provisoriamente foi o Giro di Sicilia, que tinha data prevista de 1 a 4 de Abril.
Desta forma o calendário transalpino ficaria praticamente todo condensado em 1 mês, com as semi-clássicas, o Giro di Lombardia, o Tirreno-Adriatico, e uma das últimas provas do ano seria a Milano-SanRemo. Nos últimos dias já algumas equipas World Tour tinham abdicado da presença em todas as corridas até sensivelmente 22 de Março devido ao coronavírus, não só pelo receio de contrair o vírus, mas também pelas restrições que uma possível quarentena acarreta, como se pode comprovar no UAE Tour.