Desde 1997 que a “Vuelta” não tinha uma etapa que começasse ou terminasse em Portugal. 23 anos passaram desde essa visita que teve 1 etapa na zona de Lisboa e depois ainda esteve pelo Alentejo e pelo Algarve. Em 2020 serão outros pontos do país que a última Grande Volta da época irá visitar.
A Vuelta 2020 será apresentada no final desta tarde e tal como a imprensa portuguesa e espanhola avançava há alguns dias, vamos ter mesmo 1 final e 1 partida em Portugal. Mas já lá vamos aos detalhes desta incursão lusa, primeiro é preciso mencionar que esta Volta a Espanha é uma das mais internacionais de sempre, com o começo já conhecido na Holanda e ainda com finais em Portugal e França, desde 2009 que não existia uma Vuelta tão internacional.
Depois de 3 tiradas na Holanda a Vuelta 2020 passa para o Norte de Espanha, mas especificamente para o País Basco, terminando posteriormente no Col du Tourmalet na 9ª etapa. Depois continuará no Norte, mas deslocando-se mais para a zona Oeste, aproximando-se da Galiza e de Portugal, tendo 2 etapas chave ao 14º e 15º dia, com as chegadas consecutivas a La Farrapona e ao Angliru.
Segue-se um terrível contra-relógio com final no Mirador de Ezaro e uma ligação entre Lugo e Ourense, na 17ª tirada. Após isso a 18ª etapa começa em Mos, terra natal de Oscar Pereiro e entra em território português através o distrito de Viana do Castelo, antes do final na cidade do Porto. O percurso passará pelo interior de Matosinhos e terá a meta na Avenida Montevideu, junto à praia do Homem do Leme. Este facto foi confirmado pelas autarquias envolvidas neste final hoje, em comunicado. Em 2019 a Volta a Portugal também terminou no Porto, com uma moldura humana impressionante, como demonstra a foto de capa utilizada no artigo, da autoria de Paulo Maria.
A caravana da prova fará uma viagem de cerca de 120 quilómetros até Viseu para a partida da etapa 19 (também confirmada pela presidente da Câmara Municipal de Viseu ao JN), que incluirá a passagem para mítica Serra da Estrela e terminará em Ciudad Rodrigo. A penúltima tirada irá terminar em La Covatilla, mais uma chegada em alto antes do tradicional final em Madrid. A passagem por Portugal irá acontecer dias 3 e 4 de Setembro e certamente irá contar com muitos milhares de aficionados nacionais.
Mapa oficial da Vuelta 2020: