Debaixo de uma temperatura bastante fria, a primeira etapa do Paris-Nice 2024 correu-se em torno de Le Mureaux e não foi preciso esperar para a formação da fuga do dia. Um par de quilómetros realizados e tínhamos na frente Mathieu Burgardeau e o duo da EF Pro Cycling Jonas Rutsch e Stefan Bissegger. Apenas 3 ciclistas na frente mas Visma|Lease a Bike e Lidl-Trek, as principais equipas no comando do pelotão, nunca deram mais de 3 minutos de vantagem.
A 38 quilómetros do fim, em plena ascensão ao Côte de Bazemont, a fuga era apanhada. Burgardeau e Rutsch mantiveram-se na frente e voltaram a lutar pelos pontos da montanha, com o alemão da EF Pro Cycling a ser o mais rápido, assegurando a subida ao pódio no final do dia. A partir daqui, as atenções viraram-se para o sprint intermédio localizado a 18 quilómetros do fim. Bonificações localizadas no topo da subida onde Matteo Jorgenson, Remco Evenepoel e Egan Bernal bonificaram.
Este trio ainda ganhou uma pequena vantagem para o pelotão mas ainda antes da última contagem de montanha foram apanhados pelo grande grupo. Com Evenepoel apanhado, a Soudal-QuickStep decidiu pegar na corrida, endureceu a mesma e alguns sprinters começaram a ficar para trás (casos de Fabio Jakobsen, Dylan Groenewegem e Arnaud de Lie). Tudo isto levou a movimentações da geral, com Bernal a atacar, levando a um contra-ataque de Evenepoel. A resposta foi imediadta, com Roglic a agarrar a roda do campeão belga.
Ainda existiu um pequeno corte, com os favoritos da geral na frente, mas sem entendimento, existiu algum reagrupamento. Com aproveitou a hesitação foi Anthony Turgis, para atacar a 10 quilómetros do fim. Cofidis e Decathlon AG2R organizaram-se no pelotão e, a menos de 2 quilómetros, o francês foi apanhado. A Lidl-Trek apareceu na frente no quilómetro final mas apenas com um homem à frente de Mads Pedersen. O dinamarquês ficou cedo na frente, tomou a curva final na dianteira e, lado a lado, sprintou com Olav Kooij. Sprint muito renhido com Kooij a vencer por menos de meia roda e a ser o primeiro líder da prova. Laurence Pithie foi 3º.
Os portugueses Ruben Guerreiro e João Almeida chegaram integrados no pelotão.