Dia final da Vuelta a Andaluzia, uma etapa onde as grandes dificuldades estavam colocadas na sua fase inicial, pelo que dificilmente os homens da classificação geral teriam mais uma batalha entre si, uma vez que as diferenças também já eram grandes. Kevin Colleoni, Erik Fetter, Xabier Isasa, Dries van Gestel, Vincent Van Hemelen, Dries De Bondt e Pascal Eenkhoorn formaram a fuga do dia, com Movistar , Intermarché-Circus-Wanty e UAE Team Emirates a trabalharem no pelotão.



Durante muito tempo a rondar os 2 minutos, a fuga foi-se mantendo na frente e, prova da combatividade que lhe é reconhecida, Dries de Bondt tentou a sua sorte, em solitário, à falta de 35 quilómetros do fim, uma aventura que terminou a 8500 metros da chegada.

A Movistar dominou a aproximação a Alhaurín de la Torre no entanto a UAE Team Emirates guardou-se para o momento certo. Num final em subida, a equipa árabe apareceu no quilómetro final, com Tadej Pogacar em modo gregário, aumentando muito o ritmo e colocando todos em dificuldades. O camisola amarela preparou o lançamento de Tim Wellens para Alessandro Covi.



O italiano partiu da frente, só que na sua roda vinha Omar Fraile que, antes da curva para a curta reta da meta (apenas 100 metros), se colocou na frente para conquistar a vitória e impedir a UAE Team Emirates de vencer as 5 etapas. Andrea Pasqualon fechou o pódio. Tadej Pogacar teve um dia tranquilo e vence a classificação geral da Vuelta a Andaluzia, tal como leva para casa os pontos. Gotzon Martin venceu a montanha.

By admin