Comparado com outros desportos, principalmente o futebol e o basquetebol, onde os salários dos seus desportistas são bastante elevados, o ciclismo não apresenta ordenados astronómicos. É certo que não podemos comparar estas modalidades, estão em patamares distintos, os apoios são distintos e têm outro mediatismo e acompanhamento, o que, só por si, leva a estas discrepâncias.
Foi na passada semana que o site espanhol “Brújula Bike” divulgou a lista dos 20 ciclistas mais bem pagos do Mundo. Pela primeira vez em algum tempo, o líder já não é o incontornável Peter Sagan mas sim o bicampeão do Tour de France, o esloveno Tadej Pogacar.
Acaba por ser algo natural, Pogacar está na super-poderosa UAE Team Emirates e, nos últimos tempos, assinou duas renovações que, com toda a certeza, fizeram aumentar o seu salário para 6 milhões de euros. Ao nível de Peter Sagan, com 5,5 milhões de Euros, temos Chris Froome, ele que no ano passado conseguiu assinar um contrato chorudo com a Israel Start-Up Nation, sendo que ainda não conseguiu provar este valor na estrada.
Sendo a equipa com o maior orçamento do pelotão mundial, a INEOS Grenadiers aparece de seguida com 3 ciclistas. Falamos de 2 dos últimos vencedores do Tour de France, Geraint Thomas (3,5 milhões de euros) e Egan Bernal (2,8 milhões de euros), e de um dos mais importantes gregários do mundo, o polaco Michal Kwiatkowski (2,5 milhões de euros). No top-10, a equipa britânica ainda apresenta Richard Carapaz.
Para se ter uma noção, o campeão do Mundo Julian Alaphilippe apenas aparece em 7º lugar, auferindo 2,3 milhões de euros. Dentro das estrelas do ciclocrosse, e apenas focando a estrada, pois na outra vertente existem prémios de presença, entre outros, Wout van Aert recebe 2,2 milhões de euros e Mathieu van der Poel 2 milhões.
Na lista dos 20 ciclistas mais bem pagos do Mundo há uma clara predominância dos voltistas. Retirando da equação Peter Sagan, Wout van Aert e Mathieu van der Poel, só os sprinters Elia Viviani e Fernando Gaviria aparecem nesta lista e estão bem no final da mesma.
Top 20 dos ciclistas mais bem pagos do Mundo:
- Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) – 6 milhões de euros
- Chris Froome (Israel Start-Up Nation) – 5,5 milhões de euros
- Peter Sagan (Total Energies) – 5,5 milhões de euros
- Geraint Thomas (INEOS Grenadiers) – 3,5 milhões de euros
- Egan Bernal (INEOS Grenadiers) – 2,8 milhões de euros
- Michal Kwiatkowski (INEOS Grenadiers) – 2,5 milhões de euros
- Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) – 2,3 milhões de euros
- Wout van Aert (Jumbo-Visma) – 2,2 milhões de euros
- Alejandro Valverde (Movistar) – 2,2 milhões de euros
- Richard Carapaz (INEOS Grenadiers) – 2,2 milhões de euros
- Vincenzo Nibali (Astana) – 2,1 milhões de euros
- Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) – 2 milhões de euros
- Adam Yates (INEOS Grenadiers) – 2 milhões de euros
- Primoz Roglic (Jumbo-Visma) – 2 milhões de euros
- Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) – 2 milhões de euros
- Jakob Fuglsang (Astana) – 2 milhões de euros
- Romain Bardet (Team DSM) – 2 milhões de euros
- Elia Viviani (INEOS Grenadiers) – 1,9 milhões de euros
- Nairo Quintana (Arkea-Samsic) – 1,9 milhões de euros
- Fernando Gaviria (UAE Team Emirates) – 1,8 milhões de euros