(FILES) In this file photo taken on July 13, 2022 Team Arkea-Samsic team's Colombian rider Nairo Quintana cycles in the final meters to the finish line of the 11th stage of the 109th edition of the Tour de France cycling race, 151,7 km between Albertville and Col du Granon Serre Chevalier, in the French Alps. Team Arkea-Samsic team's Colombian rider Nairo Quintana was disqualified from the 2022 Tour de France cycling race, in which he had finished in overall sixth place, for a medical infraction, the International Cycling Union (UCI) announced on August 17, 2022. UCI reports that Quintana was disqualified for the use of banned susbtance tramadol, though it does not violate anti-doping regulations. (Photo by Thomas SAMSON / AFP)

A RCS Sport, entidade organizadora das provas World Tour em Itália, anunciou ontem as equipas do escalão ProTeam convidadas para as suas provas, isto para além daquelas que já têm a sua presença assegurada. Vai haver estreias e houve algumas pequenas surpresas à mistura.



Havia para distribuir 4 vagas para o Giro e 7 para Tirreno-Adriatico, Strade Bianche e Milano-SanRemo. As principais ProTeams italianas vão marcar presença nas 4 corridas, falamos de Bardiani-CSF e Eolo-Kometa e outra formação que vai alinhar nestas 4 competições é a Israel-Premier Tech, que depois de ter recebido uma excepção por parte da UCI que a colocava em todas as corridas WT excepto as Grandes Voltas, foi também convidada a participar no Giro mesmo depois do seu patrão ter ameaçado colocar um processo por causa de todo este processo de relegação.

A grande questão estava no quarto convite para o Giro, esse posto estava em aberto porque a Lotto-Dstny abdicou da sua presença na primeira Grande Volta do ano, bem como a TotalEnergies. Normalmente esse privilégio pertenceria à Androni, mas a estrutura liderada por Gianni Savio não conseguiu cumprir os requisitos para pertencer a este escalão em 2023 e desceu para a categoria Continental, então os organizadores optaram pela estreante e discreta Team Corratec, uma estrutura criada em 2022 e que este ano aproveitou as circunstâncias e subiu ao escalão antigamente chamado de Profissional Continental.



É uma equipa com um plantel muito discreto, o mais conhecido é mesmo o veterano Valerio Conti, contratado à UAE Team Emirates. Só tem 3 ciclistas com experiência de World Tour (Conti, Konychev e Viviani) e somente 3 já fizeram Grandes Voltas (Conti, Viviani e van Empel). É preciso dizer também que o Viviani a que nos referimos é Attilio Viviani, que já passou pela Cofidis. Foi um convite relativamente inesperado mas que até faz sentido porque as outras escolhas seriam a Q36.5 (melhor plantel, igualmente estreante, com licença suíça) e a Tudor (estrutura liderada por Fabian Cancellara, que tem crescido a olhos vistos) e a Team Corratec tem licença italiana.

As 2 estruturas suíças ainda assim ficaram com o prémio de consolação de competirem na Strade Bianche, no Tirreno-Adriatico e na Milano-SanRemo. Assim que se soube destes factos começaram as especulações de que a Team Corratec seria a futura equipa de Nairo Quintana e que teríamos o colombiano, sem equipa desde que saiu da Arkea-Samsic, no Giro. No entanto, no próprio dia, o responsável da equipa transalpina veio a público desmentir esses rumores, dizendo que não tem capacidade financeira para contratar Quintana e que colocava reservas sobre se a organização do Giro quereria ter Quintana na corrida depois de tudo o que aconteceu em 2022. O colombiano também tem sido associado à Team Medellin, para onde foi Miguel Angel Lopez, fala-se que já houve mesmo convite formal.

Com um plantel tão debilitado e pouco competitivo para este alto nível, não seria uma surpresa completa se a Team Corratec apostasse antes em Domenico Pozzovivo. O veterano italiano também ainda se encontra sem equipa depois de não ter renovado com a Intermarche-Wanty, a equipa disse que só poderia pagar o salário mínimo ao trepador que no ano passado também se encontrava nesta situação e que depois ainda viria a ser 8º na Volta a Itália. É um movimento de mercado que faz mais sentido, Pozzovivo seria líder de uma equipa que certamente poderá ter um interesse acrescido de potenciais patrocinadores com este convite para o Giro, o que financiaria esta contratação.



A Corratec vai também fazer o Tirreno-Adriático visto que a Lotto abdicou de ir a essa corrida e a TotalEnergies vai fazer todo o calendário italiano de Março.

 

Equipas convidadas para as provas da RCS Sport:

Giro – Bardiani-CSF, Eolo-Kometa, Israel-Premier Tech e Team Corratec.

Strade Bianche – Bardiani-CSF, Eolo-Kometa, Israel-Premier Tech, Q36.5, Tudor, Lotto e TotalEnergies.

Tirreno-Adriatico – Bardiani-CSF, Eolo-Kometa, Israel-Premier Tech, Q36.5, Tudor, TotalEnergies e Team Corratec.

Milano-SanRemo – Bardiani-CSF, Eolo-Kometa, Israel-Premier Tech, Q36.5, Tudor, Lotto e TotalEnergies.

 

By admin