As últimas semanas têm sido bastante calmas no que diz respeito ao mercado de transferências. Praticamente todas as equipas World Tour já têm os seus plantéis fechados, a maioria tem poucas vagas e outras deixaram para esta fase mais tardia os anúncios. Da semana passada veio o anúncio dos dois únicos reforços da Alpecin-Deceuninck para 2025, o jovem Gal Glivar, ciclista esloveno que estava na equipa de desenvolvimento da UAE Team Emirates, e Johan Price-Pejtersen, puro contra-relogista que esteve nas últimas duas temporadas ao serviço da Bahrain-Victorious. Já ontem, a Cofidis completou o seu plantel com as chegadas do combativo francês Paul Ourselin e do trepador neerlandês Jan Maas, provenientes da TotalEnergies e Jayco AlUla respetivamente.
A EF Education-EasyPost é uma equipa que costuma deixar o anúncio das suas contratações para esta altura. Nos últimos dias revelou a chegada de duas caras novas. No dia de hoje, foi Madis Mihkels, sprinter de 21 anos que estava na Intermarché-Wanty. Ainda muito jovem, o estónio foi 3º nos Europeus em elites este ano e somou 3 top-10 no Giro. Adapta-se, também, às clássicas, podendo ser um ciclista muito perigoso em grupos restritos, pelo que é capaz de dar muitos pontos UCI à formação norte-americana. Outro jovem, este de 23 anos, que chega à equipa de Jonathan Vaughters é Alex Baudin. Depois de duas temporadas na Decathlon AG2R, o gaulês sai de França em busca de mais oportunidades. Excelente puncheur, deu um salto qualitativo no final desta temporada, vencendo uma etapa e a geral do Tour du Limousin, 2º na Coppa Bernocchi e 3º na geral do Tour of Guangxi.
Com uma política de transferências um pouco estranha, a INEOS Grenadiers completou o seu plantel para 2025 com Lucas Hamilton. Aos 28 anos, o australiano deixa a Jayco AlUla, a sua equipa de sempre, depois de várias temporadas relativamente fracas. No início da sua carreira um trepador bastante competente, chegou a ganhar uma etapa no Tirreno-Adriático e a geral da Settimana Coppi e Bartali, 4º no Paris-Nice e 13º no Giro d’Itália, Hamilton tem tido anos mais apagados. Tenta dar um novo rumo à sua carreira, ingressando na INEOS Grenadiers, uma formação que está longe dos seus tempos áureos e anunciou mais um reforço low-profile.
Por fim, uma contratação … diferente. Do dia de hoje, pela manhã, chegou a notícia que a Jayco AlUla tinha contratado um campeão do Mundo. Sim, não nos enganamos. Falamos de Alan Hatherly, campeão do Mundo de Mountain-Bike. O sul-africano de 28 anos irá combinar a vertente de Mountain-Bike com a vertente de estrada, algo que o próprio assume como um desafio. Como resultados de destaque na estrada, foi vice-campeão nacional de contra-relógio nas últimas duas temporadas.