Desde que foi publicada a primeira versão do novo calendário UCI para a temporada de 2020 que se falavam de mudanças de algumas provas, com destaque para as clássicas italianas. A RCS Sport sentia-se prejudicada e não queria ver as suas clássicas coincidirem com outras provas World Tour.
Numa primeira revisão, apenas as clássicas não World Tour (Milano-Torino e Gran Piemonte) conseguiram lugar no mês de Agosto mas as intenções da entidade italiana eram outras: colocar o Giro di Lombardia em Agosto, se possível no dia 8 (a data da Milano-Sanremo), passando a La Classicissima para 22 de Agosto, adiando, por sua vez, os Campeonatos Italianos para o final da temporada. Desta forma, a Milano-Sanremo coincidia com diversos Campeonatos Nacionais.
Ora, muita tinta correu sobre este assunto, com várias datas rumoradas para a realização dos dois Monumentos mas numa video-conferência tida nos dias de anteontem e ontem, a UCI chegou a uma conclusão. A Milano-Sanremo mantém-se no dia 8 de Agosto, com o Giro di Lombardia a acontecer uma semana depois, no dia 15. A Clássica das Folhas Caídas vai coincidir com o Criterium du Dauphine, pelo que deve ter um final mais tardio, para ambos os finais não colidirem.
Os Campeonatos Nacionais mantém-se no fim de semana seguinte, de 20 a 23 de Agosto, sendo que a expectativa é que se realizem em, pelo menos, 18 dos países, incluindo Itália. No entanto as novidades não se ficam por aqui. O Tour de Guangxi será, agora, a prova final do calendário World Tour, tendo sido mudado de 15 a 20 de Outubro para 5 a 10 de Novembro.
Em solo europeu, a Clássica de Hamburgo arranjou espaço no calendário, disputando-se no dia 3 de Outubro, coincidindo com Giro d’Italia e BinckBank Tour. Por fim, confirmam-se os cancelamentos de três clássicas da divisão máxima do ciclismo mundial: Eschborn-Frankfurt, Prudential RideLondon-Surrey Classic e Dwars door Vlaanderen.
Novo calendário World Tour: