A menos de um mês e meio da abertura oficial do mercado de transferências do ciclismo, os rumores começam a ser cada vez mais. Os últimos dias têm trazido várias novidades e, mesmo que não passem de especulações, a verdade é que as peças do puzzle juntas fazem sentido e muitos dos rumores podem ser mesmo verdade daqui a algum tempo.
Uma das grandes mexidas do mercado de transferências pode surgir por parte de Chris Froome. O britânico já disse que quer liderar a sua equipa no Tour, mas com Geraint Thomas e Egan Bernal como colega a tarefa torna-se complicada. Como já aqui noticiamos, começou a falar-se da possibilidade de Froome deixar a equipa britânica ainda antes do Tour de France começar, de forma a liderar outra formação na Grande Volta Francesa.
Os mais recentes rumores apontam para a Israel StartUp-Nation que, segundo vinculado hoje pelo jornal britânico The Times, preparou um contrato de 3 anos, com um salário de 5 milhões anuais para o corredor nascido no Quénia. Uma oferta muito tentadora para o ciclista de 35 anos, numa altura em que se fala que a Team INEOS ainda não ofereceu uma proposta de renovação de contrato. É expectável que surjam novidades na próxima semana.
Continuando na Team INEOS mas agora falando de possíveis contratações, ontem surgiu o nome de Laurens de Plus que, segundo o Wielerflits, poderá assinar um contrato de três temporadas com os comandados de Dave Brailsford. Indiscutivelmente, um dos melhores gregários da última temporada, o belga até tinha tudo alinhavado para permanecer na Team Jumbo-Visma no entanto a oferta da Team INEOS “foi boa demais para ser recusada”.
Para colmatar esta saída, a formação holandesa também já se começou a mexer e, segundo o AD.nl, Sam Oomen deverá ser o substituto encontrado. Depois de 5 temporadas na Team Sunweb, 4 delas onde acompanhou Tom Dumoulin, o holandês irá reencontrar o compatriota, reeditando uma dupla de muito sucesso na montanha. O acordo será para três temporadas.
Existem informações contraditórias, uma referindo que a Team Sunweb comunicou ao ciclista que não contava com os seus serviços para 2021, outra referindo que a proposta de renovação ainda não foi feita e, ainda outra, que Oomen rejeitou a proposta de renovação que lhe foi apresentada, preferindo abraçar um novo projeto, mesmo que não seja tão vantajoso para a sua carteira.
No mesmo barco aparece Wilco Kelderman, que também foi informado pela Team Sunweb que não terá o seu contrato renovado para 2021. De uma assentada só, a formação alemã poderá deixar sair os seus dois melhores trepadores. Esta conjugação de saídas pode significar a aposta em Romain Bardet como homem forte para a classificação geral das provas por etapas.