Foto: @ChrisAuldPhoto

Dia de muitas decisões no Tour Down Under, com a sempre importante subida a Willunga Hill. A passagem dupla pela escalada australiana viria a ser importante para muitos ajustes na classificação geral. A primeira passagem foi feita já sem a fuga do dia na frente, a aventura de Casper Pedersen, Liam Walsh, Samuele Battistella e Johan Jacobs durou até ao momento de todas as decisões. Com a classificação da montanha por decidir, o líder Luke Burns passou na frente, com o seu rival Jardi van der Lee a ser 2º.



O pelotão seguiu compacto na descida, com Soudal-QuickStep, UAE Emirates e Israel-Premier Tech a aparecerem no comando do grande grupo. Mal se iniciou a subida final a Willunga, apareceu a Jayco AlUla com Chris Harper a impor um ritmo infernal. O australiano era um homem numa missão, endurecer ao máximo a corrida, conseguindo, inclusivé, abrir espaço para o pelotão na companhia de Oscar Onley. A 1500 metros, o já reduzido pelotão estava, novamente, compacto mas Harper ainda tinha energia.

Já no quilómetro final, mais uma aceleração do australiano. Bert Lemmen respondeu, seguindo-se o contra-ataque de Simon Yates. O britânico não conseguiu quebrar o grupo, ainda ficaram 7 ciclistas na sua roda. Pequena pausa e, a 300 metros, novo acelerar de Yates que serviu para descolar o líder Isaac del Toro, só que um ataque de Julian Alaphilippe partiu, ainda mais o grupo. O francês foi com Onley, Stephen Williams e Jhonatan Narvaez e foi aqui que se discutiu a vitória.



Em teoria, longe de ser o mais rápido, Onley arrancou de longe e conseguiu fazer todo o sprint final na frente, pedalando para a vitória, a primeira da carreira. Williams foi 2º e Narvaez 3º. Alaphilippe rebentou por completo, terminando a 3 segundos, com Lemmen e Yates. Del Toro defendeu-se como pôde e foi 8º a 6 segundos. Ruben Guerreiro foi 23º a 32 segundos e António Morgado 52º a 2:01.

Com uma etapa para acabar, o Tour Down Under está mais que em aberto! Stephen Williams é líder, empatado em tempo com Onley e Narvaez e Del Toro a 5 segundos. Ruben Guerreiro é 18º e António Morgado 52º.

By admin