Segundo dia de Tour de France e segundo dia do pelotão pela Bretanha. Hoje voltamos a ver uma luta intensa pela fuga, com Ide Schelling e Anthony Perez a voltarem a estar na frente, desta vez acompanhados por Jeremy Cabot, Edwardt Theuns, Jonas Koch e Simon Clarke.
A luta pela montanha animou a etapa durante a sua primeira fase, com Schelling e Perez a terem uma luta muito acesa e interessante que acabaria por sorrir ao holandês da Bora-Hansgrohe. A 70 quilómetros do fim, só restavam Theuns e Cabot na frente, os dois andaram juntos 50 quilómetros, até Theuns atacar antes de nova contagem de montanha. No topo dessa foi apanhado e começou uma “nova” corrida.
Na primeira passagem pelo Mur de Bretagne, Mathieu van der Poel decidiu atacar, ganhou algum espaço mas foi apanhado mesmo no topo da subida, onde conseguiu 8 segundos de bonificação. Tadej Pogacar somou 5 segundos e Primoz Roglic 2, naquele que foi o primeiro ponto de interesse entre os favoritos.
A partir daqui o nervosismo fazia-se sentir, as estradas eram estreitas, todos queriam estar na frente mas era a INEOS Grenadiers quem comandava nos quilómetros finais e entrava na frente nos últimos 2000 metros, no início da derradeira ascensão ao Mur de Bretagne.
Richie Porte fez o trabalho praticamente todo até ao quilómetro final, altura em que começou o fogo-de-artifício! Nairo Quintana atacou e isso espevitou Mathieu van der Poel que teve resposta de Pogacar e Roglic. Sonny Colbrelli tentou surpreender de seguida mas, no contra-ataque, Van der Poel fugiu!
Faltavam apenas 800 metros e mais ninguém conseguiu alcançar o fenómeno holandês da Alpecin-Fenix que, desta forma, conseguia a primeira vitória da carreira no Tour! A 6 segundos, Pogacar foi 2º, Roglic 3º e Kelderman 4º. A 8 segundos chegaram quase todos os grandes favoritos, incluindo o camisola amarela Julian Alaphilippe, que foi 5. Geraint Thomas e Miguel Angel Lopez cederam 15 segundos para este grupo.
Na classificação geral, e devido às bonificações, Mathieu van der Poel é o novo líder com 8 segundos de vantagem para Alaphilippe. Pogacar é 3º a 13 e Roglic 4º a 14.