Primeira etapa em linha da Volta ao País Basco 2024 e, em teoria, a etapa mais fácil da competição. Principal oportunidade para os poucos sprinters presentes mas com um final traiçoeiro a poder baralhar bastante as contas destes ciclistas. Alexis Vuillermoz, Iván Cobo, Jetse Bol e os irmãos Azparren, Enekoitz e Xabier Mikel, formaram a pequena fuga do dia. As equipas convidades estavam na frente, atrás a BORA-hansgrohe fazia o trabalho de controlo no pelotão e, sem grande dificuldade, o pelotão voltou a estar compacto a 13 quilómetros do fim.
Dia de muita chuva, o pelotão estava decidido em terminar cedo a etapa, circulando a grande velocidade. Logo depois da fuga ter sido apanhado estava localizado um sprint intermédio, onde os homens da classificação geral lutaram pelas bonificações. Isaac del Toro, Juan Ayuso e Remco Evenepoel conseguiram 3, 2 e 1 segundo respetivamente. Menos de 10 quilómetros para o fim, estradas molhadas, alta velocidade e as inevitáveis quedas aconteceram. A primeira ainda fora dos 3 quilómetros, com Tao Geoghegan Hart a ser o principal envolvido, e a segunda a 2 quilómetros do fim.
O pelotão estava já muito reduzido, as quedas provocaram cortes e foi um grupo de 40 unidades a lutar pela vitória. A Decathlon AG2R La Mondiale apareceu no momento certo e fez um lançamento perfeito que Paul Lapeira rematou com um grande sprint. Terceira vitória da temporada para o jovem francês e a primeira da carreira no World Tour. Samuele Battistella and Louis Vervaeke completaram o pódio, num top 10 sem qualquer dos sprinters que eram apontados à vitória como Ethan Hayter. Apesar dos cortes, todos os principais favoritos chegaram na frente e Primoz Roglic mantém a liderança da Volta ao País Basco. Nelson Oliveira foi 37º, com o mesmo tempo do vencedor.