Fuga da Vuelta 2024 não seria fuga sem a presença da Euskaltel-Euskadi e Kern Pharma. As duas ProTeams espanholas voltaram a estar na frente, com Txomin Juaristi e Ibon Ruiz, respetivamente. Como sempre, Alpecin-Deceuninck e Visma|Lease a Bike no controlo do pelotão, perspectivando uma nova chegada ao sprint. Este duo foi apanhado a 38 quilómetros do fim, mesmo antes do sprint intermédio.

Em La Algaba, Kaden Groves bateu Wout van Aert, no primeiro duelo do dia entre ambos e o dia infelizmente ficou marcado pela queda e consequente abandono de Rui Costa, numa queda que também envolveu o seu colega de equipa Owain Doull. Com o maior e mais poderoso comboio da Vuelta a Alpecin-Deceuninck dominou por completo os 2 quilómetros finais, mas falhou na concretização.




Os metros finais eram muito rápidos e os corredores iam muito embalados, o arranque surpreendente de Wout van Aert de longe só foi seguido de imediato por Pavel Bittner, que vinha na sua roda, e Kaden Groves nunca mais conseguiu fechar completamente o espaço. Os últimos 100 metros foram muito apertados e o checo da DSM, a fazer a estreia em Grandes Voltas, cumpriu desde já um grande objectivo de carreira, bateu Wout van Aert em cima do risco de meta para ganhar a 5ª etapa da Vuelta, com Kaden Groves a fechar o pódio. A surpresa do dia foi Stefan Kung a fazer 5º num sprint destes, o que também atesta a modesta qualidade e quantidade dos sprinters presentes.

João Almeida chegou são e salvo e mantém a 2ª posição da classificação geral.

By admin