A Volta a Portugal já lá vai, as atenções viram agora para o país vizinho mais concretamente para a região de Burgos, onde, para muitos, começa a preparação para a Vuelta a Espanha. Primeiro dia relativamente plano, o mais acessível da competição e que teve em Diego Pablo Sevilla, Iker Mintegi e Rodrigo Alvarez os fugitivos do dia. Team dsm-firmenich PostNL, Tudor Pro Cycling e Jayco AlUla deram pouco mais de 3 minutos de vantagem ao trio de espanhóis, uma fuga condenada ao insucesso e que teve o seu fim a 14 quilómetros do fim, quando Sevilla foi o último a ser apanhado.

Tudo muito calmo durante largos quilómetros, até à aproximação a Burgos, onde a velocidade voltou a aumentar consideravelmente. Isso aconteceu a 5 quilómetros do fim, com a Bahrain-Victorious a aparecer na frente, alongando bastante o pelotão, também por culpa das várias rotundas. Os comboios eram curtos, havia períodos de alguma redução de velocidade, de forma a não perder elementos cedo demais. Mesmo assim, nenhuma equipa dominou a chegada e, na reta da meta, foi Ivan Garcia Cortina que tentou surpreender.



O espanhol lançou o sprint de longe só que na sua roda estavam Giacomo Nizzolo e Pavel Bittner. O mais experiente dos dois colocou-se na frente, parecia seguro só que a 50 metros do fim Bittner ainda tinha algo mais para dar e passou para a frente, conquistando uma vitória autoritária. Após ter estado perto noutras ocasiões, o checo da Team dsm-firmenich PostNL venceu, pela primeira vez na carreira, entre os elites. Nizzolo e Cortina completaram o pódio, num dia em que Ivo Oliveira foi 5º e Caleb Ewan, o grande favorito, apenas 9º. Bittner é, também, o primeiro líder da competição.

By admin