Com a geral completamente em aberto esperava-se um dia de ciclismo de ataque no Grande Prémio Abimota, com 174 quilómetros entre Anadia e Águeda a ter muitas dificuldades, especialmente nos últimos 50 quilómetros. Para além da orografia também a chuva dificultou a tarefa dos ciclistas.



Houve ataques atrás de ataques e só sensivelmente a meio da etapa se formou uma fuga que ganhou bastante terreno, antes isso Oscar Pelegri já se tinha aproximado da liderança com 3 segundos de bonificação na meta volante de Mira. Pedro Andrade, David Ribeiro, Hélder Gonçalves, Francisco Pereira, Jokim Aranburu, Steven Calderon, Oscar Caballero, Patrick Videira, Raul Alarcon, João Barbosa e Gotzon Martin formaram a escapada que passou pela primeira vez na meta com 2:35 sobre o grupo principal.

A cerca de 35 kms da meta arrancou desse grupo Patrick Videira, do Fortunna/Maia, que só viria a ser alcançado em cima do risco de meta. Num final emocionante Patrick Videira ainda entrou na frente na recta da meta, perseguido por Gotzon Martin, Pedro Andrade e João Barbosa. A cerca de 300 metros do final Pedro Andrade lançou um ataque fulminante que absorveu Patrick Videira e festejou efusivamente em Águeda um triunfo conquistado tendo o ciclista da Vito Feirense PNB apenas 19 anos de idade.



Gotzon Martin foi 2º e venceu a classificação geral já que o pelotão chegou a 1 minuto e ele partia para a etapa a menos de 20 segundos do camisola amarela. Patrick Videira ainda fechou o pódio da etapa, enquanto João Barbosa foi 4º celebrando a vitória do seu colega. O pelotão foi liderado por outro jovem, Rafael Lourenço, a 1:02. Na geral Antonio Angulo ficou em 2º enquanto César Fonte foi 3º.

Quanto às restantes classificações, a Vito Feirense PNB foi a melhor equipa, Antonio Angulo ficou com a geral por pontos, Patrick Videira venceu a classificação da montanha, David de la Fuente ganhou as metas volantes, Jorge Magalhães foi o melhor jovem da competição (no 4º posto da geral), Rafael Lourenço ficou com as metas autarquias e David Ribeiro com a geral das bolinhas.

 

Foto: João Fonseca



By admin