Dia da etapa rainha do G.P. Azores com Josep Juan a partir na liderança para o derradeiro dia de competição. Com sete corredores ainda na luta pela geral, tudo se iria decidir na dura subida à Lagoa do Fogo, uma escalada de 10,2 quilómetros a 7,6%. Mais um dia que abrir a todo o gás, percorrendo-se 40 quilómetros na primeira hora de corrida, com muitos ataques e contra-ataques e que deixaram Hélder Gonçalves na frente de corrida durante grande parte da etapa.




O ciclista da Kelly/Simoldes/UDO teve como vantagem máxima os 2 minutos para o pelotão sempre comandado pela Netllar. Mais perto da subida final, a equipa espanhola recebeu a ajuda da Sicasal/Miticar/Torres Vedras. A aventura de Hélder Gonçalves terminava nas primeiras rampas da subida final e foi a meio da subida, a cerca de 5 quilómetros da chegada que a corrida se começou a decidir com o líder Josep Juan a ceder, ficando 9 corredores na frente.

A primeira iniciativa surgiu por parte de Tiago Leal, ganhando alguma margem para Pedro Miguel Lopes, José Galvez e João Medeiros. O jovem português ainda entrou na frente no quilómetro final mas a vantagem não foi suficiente uma vez que viu os seus adversários chegarem até si.




Num final duro, Pedro Miguel Lopes foi o mais forte, triunfando com 7 segundos de vantagem para Romaric Forques e 9 para Tiago Leal. As diferenças feitas na estrada foram suficientes para o corredor da Kelly/Simoldes/UDO também vencer a geral por 2 segundos ao seu colega de equipa José Sousa. Tiago Leal fechou o pódio a também 2 segundos.

Nas classificações secundárias, Carlos Salgueiro venceu a classificação por pontos, Romaric Forques a montanha e Josep Juan a juventude. Coletivamente, o triunfo foi para a LA Alumínio/LA Sport.

Foto: FPCiclismo

By admin