Com Marcelo Gabriel vestido de amarelo, a chegada a Cernache do Bonjardim oferecia aos ciclistas a primeira grande oportunidade para fazer diferenças na montanha. Como já é hábito, a primeira hora foi disputada a grande velocidade, onde a Sicasal fez de tudo para Francisco Guerreiro reforçar a liderança da classificação da montanha. Julian Madrigal e Gabriel Rodas passaram com ligeira vantagem na meta volante da Sertã, a meio da etapa, alargando a diferença para 2 minutos sobre o pelotão.




Rafael Gouveia ainda tentou fazer a ponte para a frente, mas a colaboração do duo espanhol era forte demais e apesar da perseguição feita por algumas equipas entraram nos 15 kms finais com 3:15 sobre o grupo principal. Rodas Jimeno conseguiu deixar Julian Madrigal para trás na última subida, nas rampas mais duras, enquanto o pelotão partia com completo com os ataques dos favoritos.

Destacaram-se Pedro Miguel Lopes e Romaric Forques, que ainda viriam a receber a companhia de André Domingues. Este trio alcançou Julian Madrigal e foi-se aproximando de Rodas Jimeno, que entrou no quilómetro final com apenas 15 segundos. O final foi emocionante, com Pedro Miguel Lopes a “tirar o pão da boca” ao ciclista espanhol, mesmo em cima do risco de meta.



O ciclista da Kelly/Simoldes/UDO é o novo líder da classificação geral após este triunfo, sendo que Romaric Forques foi 3º na etapa e André Domingues o 4º classificado, todos com o mesmo tempo. Julian Madrigal ainda foi 5º e Hélder Gonçalves encabeçou o 2º grupo, já a mais de 1 minuto do vencedor.

By admin