Semana importante para o escalão sub-23 em Portugal, com a Volta a Portugal do Futuro a ir para a estrada, com um total de 4 etapas e 96 atletas, a primeira a ligar Caldas da Rainha a Abrantes, num final ideal para os puncheurs. Início a alta velocidade, percorrendo-se mais de 90 quilómetros nas duas primeiras horas de corrida, o que provocou um enorme desgaste no pelotão.
Isto levou a que os favoritos à vitória se começassem a mexer mais cedo do que aquilo que se pensava, o que levou à formação de um grupo perigoso de 8 ciclistas que discutiu a vitória na chegada a Abrantes e onde se incluíam alguns dos principais candidatos à camisola amarela.
Na meta, Pedro Silva confirmou o excelente começo de temporada (venceu a Taça de Portugal para a sua categoria), triunfando na complicada chegada à frente de João Medeiros. Francisco Pereira, um dos animadores do dia, foi 3º a 3 segundos. Daniel Dias, 6º na etapa, aproveitou a presença no grupo da frente para subir ao pódio como líder da montanha. O pelotão liderado por Juan Jaramillo chegou a 1:06, uma desvantagem já importante para quem aspira à vitória final na competição.
Foto: Volta a Portugal