Havia hoje a expectativa que a batalha da classificação geral começasse na Volta ao País Basco e foi precisamente isso que aconteceu, também por causa do início muito veloz da jornada. A fuga demorou a pegar num pelotão que já não contou com George Bennett, Julius Johansen e Valentin Paret Peintre, que tiveram a companhia na lista de desistentes de Hugo Page e Paul Lapeira, ambos por queda na fase inicial.

Passado quase 1 hora de corrida destacaram-se Jan Polanc, Hugo Houle e Cristian Rodriguez, um trio que chegou a ter quase 4 minutos de vantagem face a um pelotão controlado inicialmente pela Jumbo-Visma, que depois teve a ajuda da Ineos-Grenadiers, interessada em incrementar o ritmo. Havia 2 duras subidas para ultrapassar por 2 vezes e Cristian Rodriguez mostrou-se claramente o mais forte da escapada na primeira passagem pelas principais dificuldades, deixando primeiro Hugo Houle e depois Jan Polanc para trás, enquanto Geraint Thomas fazia um trabalho incrível no grupo principal.

Na segunda passagem pelas contagens de montanha o ritmo foi bem diferente e cedo a Ineos reduziu o pelotão a 40 elementos, com Rodriguez a entrar nos 30 kms finais com 2 minutos de avanço. O trabalho da formação britânica culminou numa forte aceleração de Adam Yates, que desfez o que restava do pelotão e que até distanciou Remco Evenepoel. Martinez também tentou, Vingegaard respondeu a tudo o que mexia e houve algum reagrupamento na descida, ficando um grupo com quase 2 dezenas de ciclistas.



Houve a mínima colaboração entre os favoritos, não obstante alguns ataques pontuais, e Remco Evenepoel voltou a trabalhar e a lançar Julian Alaphilippe, depois de passar dificuldades nas subidas. Tudo parecia encaminhado para a segunda vitória consecutiva do campeão do Mundo, só que Pello Bilbao tinha outras ideias e, depois de ser dos mais activos hoje, colheu os frutos com um surpreendente triunfo face a Julian Alaphilippe e a Aleksandr Vlasov. Primoz Roglic terminou no top 10 e manteve a liderança da Volta ao País Basco, num dia de muitas alterações no top 10.

Nelson Oliveira terminou em 29º a 2:25

By admin