A Volta a Eslovénia arrancou com uma etapa plana, a primeira oportunidade para os sprinters presentes. Dia relativamente tranquilo, com uma fuga de 6 ciclistas a marcar a jornada, entre os quais destacamos Dmitry Strakhov, Antonio Angulo e o campeão europeu sub-23 Jonas Hvideberg.
Desde cedo a Bahrain-Victorious assumiu as despesas da perseguição, com todo o seu bloco na frente, ciente do favoritismo de Phil Bauhaus. Mais perto dos 50 quilómetros para o fim, também a UAE Team Emirates se juntou à perseguição, pensando na chegada dos seus homens rápidos, Matteo Trentin e Rui Oliveira.
Sem nunca passar os 3 minutos de vantagem, o fim da escapada chegou a 10 quilómetros do fim. O nervosismo habitual da etapa inaugural levou a uma queda sem grandes consequências a 3600 metros da chegada, que desorganizou um pouco o pelotão. Rapidamente a Bahrain-Victorious voltou para a frente.
Foi Tadej Pogacar a entrar na frente no quilómetro final, trazendo Trentin e Rui Oliveira na sua roda no entanto a Bahrain tinha tudo sobre controlo, apareceu no momento perfeito. Primeiro Marcel Sieberg e depois Heinrich Haussler fizeram um trabalho exemplar, com Phil Bauhaus a sprintar os derradeiros 150 metros. Jon Aberasturi ainda deu luta e foi 2º, com o pódio a ficar completo com o português Rui Oliveira.