Os 216 quilómetros com partida em Follonica e chegada a Foligno ofereciam aos sprinters mais uma oportunidade de brilhar, esperava-se mais um duelo entre Fabio Jakobsen e Jasper Philipsen, com outros nomes sonantes à espreita. Voltaram a ser as equipas italianas do segundo escalão a tentar animar a corrida e conquistar pontos para a montanha, Eolo-Kometa e Team Corratec enviaram parelhas para a fuga, Davide Bais e Mattia Bais, Stefano Gandin e Alessandro Iacchi.
Era Gandin que tinha a liderança da montanha, só que os elementos da Eolo-Kometa queriam contrariar isso, então forçaram o ritmo e deixaram os corredores da Corratec para trás logo na primeira contagem, permitindo a Davide Bais ultrapassar o seu compatriota. Os irmãos Bais chegaram a ter 5 minutos de avanço, só que a união das equipas dos sprinters e o medo de cortes no pelotão levaram a que 70 kms da meta houvesse pelotão compacto e o ritmo acelerou mesmo a cerca de 40 kms do final numa zona bastante exposta.
Quando já ninguém esperava, a cerca de 15 kms da meta, a Jumbo-Visma estava em bloco na frente e acelerou de uma forma impressionante, guiando um grupo de 20 ciclistas onde estavam a maioria das grandes figuras da geral, mas sem João Almeida. Felizmente vários interesses conjugaram-se a a pouco mais de 3000 metros para o final havia novamente pelotão compacto, um pelotão já sem algumas unidades.
O sprint foi tremendamente confuso porque os comboios estavam mais descoordenados e cansados e o final era muito técnico, como foi feito a alta velocidade quem estava na frente a 1500 metros da meta por lá ficou, caso da Alpecin-Deceuninck e da Bahrain-Victorious. Foi Nikias Arndt a fazer a aproximação e Mathieu van der Poel a executar um lançamento espectacular para Jasper Philipsen que “apenas” teve de finalizar nos últimos 150 metros a primeira vitória em 2023 da Alpecin-Deceuninck. Phil Bauhaus aguentou a roda do belga para ser 2º e Biniam Girmay ultrapassou Matteo Moschetti em cima do risco para fechar o pódio. A classificação geral ficou inalterada, Filippo Ganna manteve a liderança e João Almeida o 6º posto da geral.