A 19ª etapa do Tour de France prometia muita emoção, velocidade e ataques e não desiludiu! 55 quilómetros iniciais diabólicos, muitos e muitos ataques, vários ciclistas em destaque como Mads Pedersen, Julian Alaphilippe e Nils Politt, atacando vezes sem conta até que se formou a fuga do dia, com “apenas” 9 ciclistas. Eram eles Pedersen, Alaphilippe, Tiesj Benoot, Georg Zimmermann, Victor Campenaerts, Matteo Trentin, Warren Barguil e Jack Haig. Sem muitas equipas na frente, Uno-X, EF Education e Israel-Premier Tech organizaram-se na perseguição, impedindo que a fuga ganhasse mais de 1 minuto.



Com diferenças tão curtas, a passagem pelo sprint intermédio voltou a partir a corrida com um numeroso grupo com cerca de 30 ciclistas a distanciar-se do pelotão e, pouco depois,  juntar-se à frente de corrida. Entre eles, destaque para Matej Mohoric, Kasper Asgreen, Ben O’Connor, Jasper Philipsen, Mathieu van der Poel, Dylan Groenewegen, Christophe Laporte, Jordi Meeus, Fred Wright e Tom Pidcock. Com um grupo tão numeroso, agora sim estava definido que a vitória estava na frente, o pelotão abrandou o ritmo e foi mais tranquilo até ao final.

Tentando antecipar os principais ataques, Simon Clarke e Victor Campenaerts atacaram a mais de 60 quilómetros do fim, chegando a ter quase 1 minuto de vantagem, no entanto o Cote d’Ivory chegou e esta fuga teve o seu fim. Campenaerts ainda resistiu um pouco, mas vindo detrás Mohoric, O’Connor e Asgreen apanharam e passaram o belga. Esta nova frente de corrida era muito perigosa, atrás vários ciclistas tentavam juntar-se, os ataques eram constantes só que a diferença teimava em baixar dos 20/25 segundos.



Enquanto na frente o entendimento era perfeito, atrás os ataques e o próprio vento faziam diminuir o grupo perseguidor. Tudo isto tornava a perseguição mais complicada e, assim, a vitória jogou-se na frente. O’Connor  tentou surpreender de longe, atacando a 600 metros, só que Asgreen agarrou-lhe a roda e, no momento certo parecia ir para os egundo triunfo consecutivo. Sem nunca desistir Mohoric colocou-se lado a lado e, no final, no lançamento da bicicleta ultrapassou o dinamarquês. Decisão no photo-finish, com triunfo para Mohoric. A 39 segundos, o grupo perseguidor chegou liderado por Philipsen, à frente de Pedersen e Laporte. O pelotão chegou tranquilo, com a geral a não sofrer alterações.

By admin