MONT DE L’ENCLUS, BELGIUM - SEPTEMBER 28 : De Lie Arnaud (BEL) of Lotto Dstny celebrates the victory during the Circuit Franco Belge cycling race (190,6 km) with start in Tournai and finish in Mont de L’enclus . on September 28, 2023 in Mont de L’enclus, Belgium, 28/09/2023 ( Photo by Gregory Van Gansen / Photonews

O dia de hoje também teve ciclismo na Bélgica, com mais uma semi-clássica naquele país tão tradicional do ciclismo. O Circuit Franco-Belge apresentava um percurso mais duro que o habitual, com 14 subidas e, ainda, o final em subida. Lotto-Dstny e Israel-Premier Tech tinham dois dos grandes candidatos à vitória e desde cedo controlaram a fuga composta por Oscar Riesebeek, Meindert Weulink, Mathis Le Berre e Célestin Guillon que, a 80 quilómetros do fim já estava anulada.




Os ataques iniciaram-se logo de seguida, com um grupo de 8 elementos incluindo Victor Campenaerts, Florian Senechal e Tobias Halland Johannessen a distanciar-se do pelotão. Sem ninguém na frente, a Intermarché-Circus tratou de anular esta perigosa movimentação e passou ao ataque com Mike Teunissen. A ofensiva no neerlandês não durou muito, seguiram-se novas tentativas, com Dries de Bondt, Biniam Girmay, Dries van Gestel e Campenaerts mas o pelotão comandado pela Lotto-Dstny não permitia grandes margens.

A 12 quilómetros do fim estava a última subida do dia, o Côte du Trieu, e foi aí que a corrida se começou a decidir. Rasmus Tiller forçou o ritmo no pelotão e selecionou o grupo, deixando 16 ciclistas na frente. Muitas equipas representadas na frente, várias com mais que um elemento fazia acreditar que a vitória estaria nesta movimentação. Presença na frente para, entre outros, Arnaud de Lie, Yves Lampaert, Florian Senechal, Corbin Strong, Biniam Girmay, Tobias Halland Johannessen, Rasmus Tiller e Anthony Turgis.




Com Florian Vermeersch, a Lotto-Dstny impediu que alguém saísse, num grupo onde a colaboração era evidente. O quilómetro final era em subida e as equipas rivais tentaram forçar o ritmo com Halland Johannessen a aumentar a velocidade a 500 metros do fim. Um a um os ciclistas no grupo foram cedendo, ficando apenas 5 na frente. De Lie estava confortável, na roda de Tiller e, a 100 metros do fim passou pelo norueguês que nem uma flecha para uma vitória autoritária, a 9ª da temporada. Tiller foi 2º, com Corbin Strong a completar o pódio. Halland Johannessen ainda foi 4º e Senechal fechou o top-5.

By admin