Foto: Giro d'Italia

Nova oportunidade para os homens rápidos da Volta a Itália, uma longa etapa que passava por muitas estradas que já foram ultrapassadas este ano na Milano-Sanremo. Nos primeiros quilómetros, Stefan de Bod, Lilian Calmejane, Francisco Muñoz e Filippo Ganna saltaram para a fuga do dia. A presença de Ganna fez soar os alarmes no pelotão, o ritmo era elevado, diferenças curtas e, pouco depois, o italiano da INEOS Grenadiers decidia desistir desta aventura e esperava pelo pelotão. Fuga clássica, apenas três ciclistas que passaram a dois depois de ultrapassado o Colle del Melogno, onde Calmejane conseguiu pontuação máxima e decidiu esperar pelo pelotão.



No grande grupo, Fabio Jakobsen e Tim Merlier chegaram a estar descolados para reentrar na descida. Por falar em descida, uma queda levou ao chão uma dezena de ciclistas, entre os quais Ben O’Connor, Juan Sebastian Molano, Matteo Trentin e Biniam Girmay. Todos retomaram marcha mas o eritreu estava muito combalido e era forçado a desistir mais à frente. O pelotão maioritariamente comandado pela Lidl-Trek seguia a grande velocidade e chegou a estar cortado, com Daniel Martinez, Tim Merlier e Romain Bardet a estarem para trás. Junção feita alguns quilómetros depois e, a grande velocidade, o pelotão dirigia-se para os quilómetros finais e para a decisiva passagem pelo Capo Mele.

4,5 quilómetros para a chegada, sopé do Capo Mele, e pelotão compacto! Logo nas primeiras rampas ataque muito perigoso de Filippo Ganna. O italiano abriu uma vantagem de 6 segundos, Danny van Poppel, Andrea Pasqualon e Filippo Fiorelli tentaram fazer a ponte mas todos sem sucesso. A Lidl-Trek viu-se obrigada a pegar no pelotão, esperou pelas rampas finais para entrar a todo o gás na descida e, um ritmo alucinante, os ciclistas dirigiram-se para o quilómetro final. Ganna ainda na frente, Lidl-Trek a perseguir e pelotão compacto a 700 metros.



Simone Consonni fez o lançamento, a Visma|Lease a Bike apareceu com Christophe Laporte a lançar Olav Kooij só que Jonathan Milan decidiu não esperar. Mais de 250 metros para o fim e o poderoso transalpino colocava-se na frente e sprintava para a vitória! Kaden Groves aproximou-se muito mas quedou-se pelo 2º lugar, à frente de Phil Bauhaus. Kooij foi 4º e Merlier ficou sem pernas nos metros finais, terminando em 5º. Dia tranquilo para Tadej Pogacar que mantém a maglia rosa por mais uma etapa.

By admin