A menos de uma semana do início dos Campeonatos do Mundo 2022, a Federação Portuguesa de Ciclismo revelou os convocados para as provas em Wollongong. No total serão 9 os ciclistas a representar as cores nacionais, com Portugal a fazer representar-se apenas em elites e juniores masculinos. Os sub-23 masculinos não marcarão presença apesar de terem direito a uma vaga segundo o último ranking da UCI. A não participação de Portugal no lado feminino é justificada pela FPC por este ser “um Mundial com especiais exigências logísticas e orçamentais, por disputar-se na Austrália, Portugal optou por participar nas duas categorias em que é realista aspirar à discussão das primeiras posições.”
Ora, partindo para os convocados, os elites masculinos terão a representação do trio da UAE Team Emirates constituído por Ivo Oliveira, Rui Oliveira e João Almeida, para além de Nelson Oliveira da Movistar. José Poeira leva apenas 4 ciclistas quando poderia convocar um total de 6 sendo que Ruben Guerreiro e Rui Costa estavam selecionados mas não estarão presentes, o primeiro talvez por decisão da EF Education-EasyPost que está na luta pela manutenção no World Tour e o segundo por decisão própria. Ao invés de substituir os atletas, foi preferível não convocar mais ninguém. João Almeida e Nelson Oliveira terão uma dupla missão pois irão competir nas provas de fundo e de contra-relógio.
Os juniores masculinos terão um total de 5 corredores no pelotão, sendo eles António Morgado, Daniel Lima e Gonçalo Tavares (Bairrada), José Bicho (Almodôvar Formação/Team SCAV) e Tiago Nunes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel). António Morgado e Gonçalo Tavares farão as duas provas.
Calendário da participação nacional nos Campeonatos do Mundo 2022:
- 18 de setembro: Contrarrelógio Individual Elite, 34,2 kms;
- 20 de setembro: Contrarrelógio Individual Juniores, 28,8 kms;
- 22 de setembro: Prova de Fundo Juniores, 135,6 kms;
- 25 de setembro: Prova de Fundo Elite Masculina, 266,9 kms.
Foto: FPC