Plovdiv acolhe, esta semana, os Campeonatos da Europa de Ciclismo de Pista. A representação de Portugal está a cargo de Ivo e Rui Oliveira, Iuri Leitão e Maria Martins. No dia de ontem, os dois últimos já tinham estado em competição com Irui Leitão a conseguir uma incrível medalha de prata na Corrida de Eliminação, batido apenas pelo reforço da Bora-Hansgrohe Matthew Walls, e Maria Martins a terminar em 10º no Scratch.




A participação já estava a ser muito positiva, uma medalha logo a abrir era algo incrível, igualando o melhor resultado conseguido noutras temporadas. Iuri Leitão voltou à pista na tarde de hoje para o Scratch, uma corrida de 15 kms, que consiste em 60 voltas à pista. Numa corrida muito tática na sua primeira fase, Iuri Leitão arriscou a 40 voltas do final e, 14 voltas depois, dava uma volta de avanço ao pelotão.
Esforço impressionante do jovem luso que depois de marcar os rivais que tentavam sair do pelotão marcou uma posição ao terminar o sprint em 1º, quando já não o precisava, para mostrar quem era o mais forte. Título europeu para Portugal, o 1º da história! Roman Gladysh era 2º e Oliver Wood 3º.




Há poucos momentos, foi a vez de Maria Martins sair para a pista para a Corrida de Eliminação, uma prova onde a cada duas voltas, ou seja 500 metros, os ciclistas lutam para não serem último e serem eliminados. A ciclista portuguesa da Drops esteve, também ela, brilhante terminando num fabuloso 3º posto e levando a medalha de bronze para casa. Elinor Barker levou o título, com Rachele Barbieri a ficar com a prata.
Parabéns campeões! Parabéns Iuri! Parabéns Tata!

By admin