De 2 a 13 de Agosto vão decorrer, em Glasgow, os primeiros Campeonatos do Mundo multidisciplinares da história do ciclismo. Pela primeira vez na história, todas as vertentes da modalidade terão os seus Mundiais disputados em torno da mesma cidade e na mesma data. Portugal estará presente com 39 atletas, divididos pelas vertentes de estrada, pista, BTT, BMX e paraciclismo.
Começando pelo ciclismo de estrada, que irão ter a prova de fundo no dia 6 de agosto, José Poeira convocou André Carvalho (Cofidis), João Almeida (UAE Team Emirates), Nelson Oliveira e Rúben Guerreiro (Movistar Team). João Almeida e Nelson Oliveira, também estarão presentes na prova de contra-relógio, no dia 11. Os sub-23 terão representação de António Morgado e Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon), Daniel Lima (Israel Premier Tech Academy), Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento d’Época/Reol) e Lucas Lopes (Electro Hiper Europa). Os dois ciclistas da Hagens Berman Axeon também fazem o contra-relógio no dia 9, a juntar à prova de estrada no dia 12. Para os juniores masculinos, que correm a prova de fundo no dia 5, foram selecionados José Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola).
José Luis Algarra, selecionador nacional do ciclismo feminino de estrada, convocou quatro atletas para as diversas provas de fundo. Vera Vilaça (Massi-Tactic Women Team) e Daniela Campos (Bizkaia Durango) competem no dia 13, sendo que no dia 5, alinham as juniores Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo) e Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade).
Mudando para o BTT, Pedro Vigário chamou, apra as pr a elite Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team), com corrida dia 12, os sub-23 Ana Santos (X-Sauce Factory Team), Diogo Neves (Guilhabreu MTB) e João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), com provas marcadas para dia 11, e os juniores Beatriz Guerra, Guilherme Barros e Rafael Sousa (Guilhabreu MTB), que correm dia 10 de agosto. Raquel Queirós também irá participar no XCO. No dia 6, o Mundial de XCM terá como representantes nacionais Guilherme Mota (Guilhabreu MTB), José Dias (Buff-Megamo Team) e Tiago Ferreira (DMT Racing Team). Os juniores Álvaro Pestana (Casa do Povo de Abrunheira) e Pedro Câmara (Atlético Desportivo S. Pedro) – qualificação dia 3 e final dia 4-, e Nuno Reis (Casa do Povo de Abrunheira) e Gonçalo Bandeira, que correrão em elite (qualificação dia 4 e final dia 5) irão representar Portugal em Downhill.
Já na pista, com a convocatória a estar a cargo de Gabriel Mendes, foram chamados Ivo Oliveira e Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Daniela Campos (Bizkaia Durango) e Maria Martins (Fenix-Deceuninck). As provas disputam-se entre 4 e 9 de agosto.
Por fim, falar do paraciclismo. Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo), de classe C2, será o ciclista mais atarefado, participando, primeiro, na pista entre 2 e 7 de agosto e, depois na estrada, onde José Marques, Bernardo Vieira (C1), Flávio Pacheco (H4) e Luís Costa (H5) serão os restantes participantes. Todos participam nos contrarrelógios, divididos entre dias 9, classes H, e 10, classes C, e nas provas de fundo, agendadas para 11, classes H, e 12, classes C.
Na BMX Race, a Seleção Nacional terá a sua representação por intermédio do júnior Renato da Silva. A qualificação está marcada para dia 12 com a possível final no dia seguinte.
Foto: FPC