Terminaram hoje os Campeonatos do Mundo de Pista 2024, disputados no velódromo de Ballerup. Portugal estava representado por 5 atletas, tendo participação em todos os dias de competição. Maria Martins foi a primeira ciclista a fazer-se à pista, tendo terminado em 16º na prova de Scratch, depois de ter tentado surpreender nas voltas finais. O triunfo sorriu a Lorena Wiebes, uma estreia nestas andanças.



No dia seguinte, na quinta-feira, Maria Martins voltou a fazer-se à pista, desta vez para a prova de eliminação. Prestação bastante sólida, terminando num muito positivo 6º lugar, com a vitória a sorrir à neozelandesa Ally Wollaston. Estas duas ciclistas voltaram a batalhar por novo título mundial na sexta-feira, com Wollaston a ser a mais forte no Omnium feminino, prova onde Maria Martins foi 11ª, com 72 pontos (foi 8ª no Scatch, 13ª na Tempo Race e 6ª na Eliminação).

Diogo Narciso foi o 2º ciclista português a entrar em competição na Dinamarca. O jovem atleta luso, em estreia em Mundiais de Elites, foi 10º no Scratch, prova que viu a vitória surpreendente do japonês Kazushige Kuboki. Narciso voltou à competição na Corrida por Pontos, finalizando em 7º, com 36 pontos (20 de uma volta e 16 conquistados em 6 sprints), numa prova que viu Sebástian Mora conquistar o primeiro título mundial na disciplina. Também no último dia, prova de grande nível do jovem luso, terminando em 4° na Eliminação, com o ouro a ir para Tobias Hansen.



Ivo Oliveira fez-se à Pista na sexta-feira, participando na Perseguição Individual, uma das suas especialidades. O português conseguiu o seu melhor resultado de sempre no contra-relógio de 4 quilómetros, terminando com 4’04”532, melhorando o registo em quase 2 segundos. O título mundial sorriu ao gigante Jonathan Milan, mantendo a hegemonia da Itália, um título com direito a recorde do Mundo, com 3’59”153.

Rui Oliveira tinha as suas provas guardadas para o fim-de semana. No sábado participou no Omnium, terminando em 6° com 124 pontos (5° na Scratch, 8° Tempo Race e 2° na Eliminação), a sua melhor prestação de sempre. Já hoje, fez dupla com o seu irmão Ivo Oliveira no Madison. Exibição de grande nível, com Portugal a terminar no 4° lugar a apenas 6 pontos do pódio. O ouro foi para a Alemanha. Daniela Campos também esteve na pista hoje, fazendo a Corrida por Pontos ganha por Julie Leth, onde foi 12°.



Vencedores competições masculinas:

Prova Vencedor
Sprint coletivo  Jeffrey Hoogland
 Harrie Lavreysen
 Roy Van Den Berg
Perseguição Coletiva  Carl-Frederik Bevort
 Tobias Aagaard Hansen
 Niklas Larsen
 Frederik Rodenberg
Keirin  Kento Yamasaki
Scratch  Kazushige Kuboki
Corrida por Pontos  Sebastian Mora
1km Contra-relógio  Harrie Lavreysen
Perseguição Individual  Jonathan Milan
Omnium  Lindsay de Vilder
Sprint  Harrie Lavreysen
Eliminação  Tobias Hansen
Madison  Roger Kluge

Tim Torn Teutenberg

 

Vencedores competições femininas:

Prova Vencedor
Sprint coletivo  Sophie Capewell
 Emma Finucane
 Katy Marchant
Perseguição Coletiva  Katie Archibald
 Megan Barker
 Josie Knight
 Anna Morris
Keirin  Mina Sato
Scratch  Lorena Wiebes
Corrida por Pontos  Julie Leth
500m Contra-relógio  Yana Burlakova
Perseguição Individual  Anna Morris
Omnium  Ally Wollaston
Sprint  Emma Finucane
Eliminação  Julie Leth
Madison  Amalie Dideriksen

Julie Leth

By admin