As grandes clássicas do World Tour continuam pela Béglica, hoje com a Liège-Bastogne-Liège a estar no menu do dia. Iñigo Elosegui, Kobe Goossens, Michael Schar, Kenny Molly, Omer Goldstein, Valentin Ferron, Paul Ourselin, Gino Mader e Mathijs Paasschens formara a fuga do dia, numa prova que começou com chuva, tal como se previa.
Deceuninck-QuickStep, INEOS Grenadiers e Trek-Segafredo foram as principais equipas a assumir interesse na perseguição, pegando nas rédeas do pelotão em fases distintivas da corrida. A 97 quilómetros do fim, com a corrida ainda numa fase calma, seguia-se uma série de abandonos, destacando-se os nomes de Greg van Avermaet e Adam Yates. A dureza do percurso também partiu a fuga e foi Michael Schar o mais combativo do dia, valendo da sua experiência e maior qualidade, sendo apanhado no Cote de la Redoute, a 36 quilómetros da chegada.
A Deceuninck-QuickStep endureceu a corrida até ao Cote de la Roche-aux-Faucons, onde Tom Dumoulin impôs um ritmo infernal até ao ataque de Julian Alaphilippe, a 500 metros do topo. Marc Hirschi foi quem respondeu prontamente, com Tadej Pogacar, Michal Kwiatkowski e Primoz Roglic a colarem ao campeão do Mundo.
Na última dificuldade do dia, Hirschi arrancou e Kwiatkowski cedia, deixando somente 4 ciclistas na frente. A 20 segundos estava um grupo perseguidor, onde se destacava Mathieu van der Poel. O quarteto da frente entendeu-se bem e conseguiu discutir o triunfo entre si apesar da chegada de Matej Mohoric a 350 metros do final.
O esloveno passou direto, Julian Alaphilippe colou-se na sua roda e a 200 metros arrancou para o sprint. Sentindo que Marc Hirschi o ia ultrapassar, o campeão do Mundo fez um desvio para a esquerda o que levou o suíço a tirar o pé do pedal e a abrandar, acontecendo o mesmo a Pogacar que seguia na sua roda.
Do outro lado da estrada, incólume a tudo, Primoz Roglic fez o seu sprint e aproveitou a celebração antecipada de Alaphilippe para, no lançar da bicicleta, passar na meta em 1º e conquistar o seu primeiro Monumento da carreira! Alaphilippe foi 2º e Hirschi 3º. A 16 segundos, Mathieu van der Poel foi 6º. Depois da prova, foi confirmada a relegação de Alaphilippe para o 5º lugar, o que fez subir Pogacar ao pódio final.
https://twitter.com/LiegeBastogneL/status/1312771213379469314